Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O município de Nhandeara está em festa. Para comemorar os 83 anos no dia 24, a
Prefeitura Municipal realiza a 46ª edição de Nhandeara Rodeo Show. O evento começa hoje e seguirá até dia 25. Os portões do Recinto de Exposições são abertos. Para abrir a festa, o rodeio de touros conta com a participação dos melhores peões. Em seguida, a dupla Munhoz e Mariano animará a noite dos participantes, com suas vozes marcantes.
No feriado de Corpus Christ, a população terá o show da esquadrilha da fumaça no Recinto de Exposições, a partir das 15 horas. Já a noite, além do rodeio, a dupla Maycon & Renato é quem sobe ao palco nhandearense.
Na sexta-feira, o cantor romântico Daniel promete embalar os apaixonados de Nhandeara e região. Para finalizar o evento, além da final do rodeio, a dupla Jads & Jadson é a atração do evento.
A barraca terá os shows de Renan e Alessandro; Sérgio e César; Valter e Emanuel e Maurício e Luciano.
História
Com área territorial de 437 quilômetros quadrados, 10.334 habitantes, a cidade do
santo padroeiro, São João Batista, Nhandeara, é administrada pelo prefeito Ozinio
Odilon da Silveira. Os primeiros povoadores chegaram à região de Nhandeara por
volta de 1890 e logo iniciaram o cultivo da terra e a criação de gado. Dentre eles,
merece destaque a família Silveira, responsável pelo desbravamento dessas matas. Em 1928, chegou Joaquim Fernandes de Melo, mais conhecido como José Salviano, vindo de Bebedouro, que dois anos mais tarde resolveu, em reunião com outros moradores, fundar uma vila, erguendo um cruzeiro em terras doadas por ele. Chamou-se inicialmente São João do Paraíso e posteriormente, em 25 de março de 1935, ao se tornar distrito do município de Monte Aprazível, sua denominação foi alterada para Nhandeara, cujo nome origina-se do tupi-guarani Nhande-yara que significa “Nosso Senhor”. Em 30 de novembro de 1944, foi transformado em município autônomo. A base da economia do município é a agropecuária.