Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Para se formar uma rede, é necessário estar todos envolvidos, principalmente quando se trata de desenvolvimento infantil integral e integrado. Visando explicar a importância de um projeto nesta perspectiva e seu objetivo, será realizada nesta sexta- feira o II Encontro sobre formação de rede, a partir das 8 horas.
Irão participar 35 profissionais da saúde, da educação, assistência social e cada um ficou incubido de levar um convidado. "Queremos aumentar o número de participantes e assim, a nossa rede. Qualquer um da sociedade pode contribuir", explicou a secretária do comitê técnico do Proapi – Projeto de Atenção à Primeira Infância e diretora do Departamento de Educação Básica, Luzia Zirundi.
Luzia explicou que o problema nunca pode ser resolvido por apenas uma Secretaria. "Precisa envolver todos os profissionais que tem contato com a família", complementou.
Em recente entrevista, a coordenadora da Área da Saúde da Unifev, Denise Mencaroni, disse que é importante que toda Votuporanga conheça os objetivos do Projeto. “Temos que multiplicar para toda a comunidade o conteúdo com uma linguagem única e discutir aspectos importantes e fundamentais da promoção da primeira infância. Gostaríamos que em todos os bairros, em todas as paróquias e associações de classe se falasse em cuidados com a criança de 0 a 3 anos como uma meta de cuidado para as futuras gerações”, afirma.
Desenvolvimento Infantil (DI) - Esse é o programa que a FMCSV financia em Votuporanga e mais seis cidades do interior do estado, além de uma organização social em São Paulo. Ele visa a desenvolver melhores estratégias de disseminar, implementar e incorporar conceitos de Desenvolvimento Infantil na prática de famílias e profissionais, enfatizando a importância das relações interpessoais da criança, no período da concepção até os 3 anos de idade, para o seu desenvolvimento integral.
Em Votuporanga, o programa de Desenvolvimento Infantil ganhou o nome de Proapi – Projeto de Atenção à Primeira Infância. O convênio com a Prefeitura e a Unifev foi assinado em fevereiro de 2010 e, pelo acordo firmado, o município recebe recursos para implantar as iniciativas que pretende qualificar e humanizar a atenção à família e influenciar no desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos.
Investimento - Em 2010 teve início a capacitação dos profissionais de atenção básica das áreas de saúde, educação e assistência social que fazem atendimento direto à população alvo. Eles recebem capacitações sistemáticas e supervisões programadas para implantar ações e agir como agentes multiplicadores.
São oferecidas capacitações aos envolvidos com exames pré-natais, educadores e
cuidadores de creche, equipes de parto, profissionais da área de amamentação e
puericultura. Também é estimulada a formação de grupos de familiares de adolescentes grávidas; a criação de espaços lúdicos em hospitais, unidades básicas de saúde e postos de atendimento; e a promoção de encontros de reflexão interativa com pais.
A FMCSV oferecerá ao município investimentos necessários para o desenvolvimento do projeto, como equipar as unidades de serviços para implantação de ações de informação e educação; criação de espaços lúdicos dotados com acervo adequado para crianças de 0 a 3 anos e aprendizagem dos pais sobre a importância do brincar para o Desenvolvimento Infantil; além de brinquedos pedagógicos.