Da Redação
As bailarinas Márcia Cristina e Juliana Zocal, professoras do Balé Municipal, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, viajarão para Santa Catarina amanhã, quando participarão da 29ª edição do Festival Internacional de Danças de Joinville.
“Iremos participar de cursos e workshops, além de manter contato com os principais grupos de dança e bailarinos do país e do exterior, trazendo estes conhecimentos para Votuporanga e aplicá-los junto às nossas alunas do Balé Municipal”, explica Márcia.
De acordo com Juliana, “o Festival de Joinville é considerado o maior festival de
dança do mundo, sendo que grandes e conhecidos nomes do mundo da dança, como Mikhail Baryshnikov, Cecília Kerche, Natalia Osipova, Andrey Bolotin, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo já passaram pelo evento, razão pela qual o evento recebe milhares de participantes todos os anos, sendo compromisso obrigatório para quem vive e gosta da dança”, afirma.
O Festival
Produzido pela primeira vez em 1983, estende-se ao longo de pelo menos 10 dias, e a ele comparecem 4.500 dançarinos brasileiros e estrangeiros, de mais de 140 grupos amadores e profissionais, com uma assistência de mais de 200 mil pessoas a cada ano.
Além do Festival, que está na sua 29ª edição, a programação envolve a 5ª edição do Seminário de Dança, cuja proposta será a discussão acerca dos processos da criação em dança.
Com o tema "Criação, Ética, Pa..ra..rá..pa..ra..rá – modos de criação, processos que desaguam em uma reflexão ética", as discussões reunirão estudantes, professores, bailarinos, entre outros, que se debruçam na reflexão teórico-prática da dança. O intuito, também, é inspirar o fazer criativo das danças por meio da reflexão e do debate.
A programação ainda inclui palestras, apresentações de grupos nacionais e internacionais, homenagem à Angel Viana - bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento e ainda o lançamento do livro "Seminários de Dança 4 – O Avesso do Avesso do Corpo – Educação Somática como Práxis", relativo ao evento de 2010.