Festa para agradecer aos antepassados orientais acontece anualmente em Votuporanga
Da Redação
A 41ª edição do Bon Odori em Votuporanga reuniu aproximadamente 2.500 pessoas no Ginásio de Esportes "Jane Maria de Lacerda Soares", o CSU, na noite de sábado (6). A tradicional festa de imigrantes japoneses recebeu visitantes de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Jales, Urânia, Palmeira D'Oeste, Santa Fé do Sul e Pereira Barreto.
A abertura do evento contou as presenças de autoridades como o prefeito Nasser
Marão Filho, deputado federal João Dado, vereador Osvaldo Carvalho e o presidente do Sindicato Rural, José Emílio Menoia.
Realizado anualmente pela Associação Nipo Cultural Esportiva de Votuporanga (Ancevo), o encontro acontece sempre em agosto no município, normalmente no primeiro final de semana do mês.
De entrada gratuita, o Bon Odori, festa para agradecer aos antepassados orientais,
contou com a comercialização de comidas típicas da culinária japonesa, além espetinhos, pastéis e outros. A renda do bar foi revertida para o departamento de gatebol da Ancevo.
Mais de 110 famílias votuporanguenses fazem parte da Ancevo e alguns desses membros também prestigiam o Bon Odori das cidades da região. Em 2011 já visitaram as festas de Urânia e Pereira Barreto, que aconteceram no mês de julho.
Agora se preparam para o evento de Jales, que será no próximo dia 13; e Fernandópolis, no dia 20.
Como Votuporanga é uma das primeiras cidades a realizar a festa, o município recebe muitos visitantes. Integrantes da Ancevo contam que a festa em Votuporanga tem o objetivo de manter a tradição japonesa e ainda divertir e reunir os descendentes de japoneses da região.
A rainha da festa, Bárbara Okoti, filha de membros da Associação, convidada pela diretoria da Associação Nipo Cultural Esportiva, representará a colônia da cidade em outras festividades da cultura. Na última festa da região, que acontecerá em Santa Fé do Sul, ela participará da seleção da rainha regional do Bon Odori.
Bon Odori
Bon Odori é um festival que ocorre anualmente durante o verão (entre julho e agosto, no Japão - verão nórdico), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.
Foto: Andressa Aoki