Da redação
O grupo DFT prepara o 1° Meet Up Votuporanga, um campeonato de Free Step, com premiações para os três primeiros colocados das modalidades individual e dupla. O evento será do domingo (18), às 13h30, no Ginásio Municipal Mário Covas, com entrada franca.
Os organizadores esperam receber em média 400 pessoas. O Meet Up contará ainda com participações especiais da Banda IVI e Elisa Lins.
Interessados em competir devem fazer as inscrições no dia no evento, a taxa para apresentação individual é de R$10 e em dupla R$15. Os primeiros colocados
ganharão troféus e diversos brindes, como tênis e camisetas.
O Free Step (traduzindo do inglês: "Passos Livres") é uma dança que consiste em
deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle, Jumpstyle e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no Brasil inteiro. Em média 50 pessoas dançam o Free Step em Votuporanga.
O Free Step é a evolução do antigo Rebolation, que é a evolução de uma outra dança estrangeira, chamada Charleston Dance (dança em que se movimentam as pernas, ouvindo uma espécie de blues como música), que o brasileiro viu, gostou e adaptou à musica eletrônica criando o rebolation. A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de axé e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. O nome "Free Step" foi dado por "dancers" dessa modalidade, e fez muito sucesso, principalmente pela internet. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição e criatividade nas sequências.