Da redação
Em comemoração hoje ao dia da Árvore, o jornal A Cidade escolheu um personagem que representa dedicação e cuidados com a natureza e é um exemplo de educação ambiental. O senhor Ivan Ferreira do Nascimento, 71 anos, aposentado, morador da rua dos Bandeirantes, no Jardim Botura. Ele é um homem diferenciado, que dedica parte do seu tempo diário aos cuidados com o seu quintal, alimentação de pássaros e separa o lixo reciclável.
O senhor Ivan, que mora com a esposa Leonor Butinholi Nascimento e o filho Alessandro Butinholi Nascimento, varre duas vezes por dia a frente de todas as casas de sua rua. "As pessoas que passam pela rua enquanto estou varrendo falam assim: puxa vida, gostaria que o senhor fosse meu vizinho", contou Ivan.
Senhor Ivan diz assim: "tem um provérbio Chinês que diz, quer ver a sua cidade limpa? Limpe a frente da sua casa".
Toda a casa é cercada por plantas e flores, tudo bem cuidado. Se não bastasse, o
quintal conta com 25 árvores nativas e frutíferas, sendo 20 plantadas por ele, em um espaço de 600 metros. As folhas que caem são separadas, com elas, senhor Ivan faz leiras nos pés das árvores, trabalho de compostagem natural, pois as folhas em contato com o solo se transformam em serapilheira, matéria orgânica que enriquece o solo.
Toda manhã o quintal fica cheio de pássaros em busca de alimentos. Ivan compra dez quilos de milho triturado por semana e enche um cano para alimentar os animais. No local podem ser vistos canário da terra, rolinha, pombas do ar, coleirinha, tucano, pássaro preto, entre outros. A casa já foi visitada por 12 canários da terra na mesma manhã.
Já tem aproximadamente 12 anos que as árvores começaram a ser plantadas e 10 anos que os pássaros são alimentados.
É claro que a esposa ajuda a cuidar das plantas da casa, mas a dedicação maior é do senhor Ivan, que fica de olhos brilhando ao falar que sente um prazer muito grande em limpar os quintal e alimentar os animais.
Fabiana Agostini Preti, estudante de engenharia ambiental, colaborado do jornal A
Cidade e vizinha de Ivan, observou a atitude do aposentado e, em um bate papo, ele contou que dedica um espaço da casa para o plantio de árvores. "A ação dele me deixou encantada, porque não é todo dia que a gente encontra pessoas especiais que dedicam parte do tempo para deixar a rua do seu bairro mais limpa e o ar mais puro.
Como hoje é comemorado o dia da árvore, escolhemos essa pessoa para servir de exemplo para toda a sociedade. Tenho orgulho de ser vizinha de uma pessoa amiga da natureza, pois sei da importância dessa atitude isolada para o grande contexto", disse.