O tema do enredo da escola será “A minha almagêmea, 15 anos de glória, dança e samba. E nesta noite nos encanta”
Da Redação
Em comemoração 15 anos de existência da Escola de Samba Falcão Negro e o 15° espetáculo de dança da Almagêmea escola e boutique de dança, a Falcão Negro levará para a avenida a trajetória do mundo da dança, no Carnaval de 2012, em Votuporanga. O tema do enredo da escola será “A minha almagêmea, 15 anos de glória, dança e samba. E nesta noite nos encanta”.
O desfile será dividido em quatro setores, veja:
1° setor:
“O surgimento das danças”
Dança é a arte de mexer o corpo, por meio de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente por meio do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve e até mesmo sem ele.
A dança surgiu na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, por meio das palmas.
O surgimento das danças em grupos aconteceu no Egito, dois mil anos antes de Cristo nos rituais religiosos, onde as pessoas faziam pedidos ou agradecimentos aos deuses sol e chuva.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude dos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças. E elas acontecem até hoje.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem a Baco, o Deus do vinho.
Na corte, durante o período renascentista, as danças tinham caráter teatral, daí surgiu o sapateado e o balé.
2° setor:
“A evolução da dança”
A partir do século XVI cada localidade apresentava características próprias.
No século XIX surgiram danças de pares: a valsa, a polca, o tango, entre outras. No século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e os ritmos das danças: como maracatu, samba e rumbra.
O tempo passa e as danças foram para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo, como o strip-tease e o pole dance.
3° setor
“Tradicionais danças no Brasil”
Hoje, no Brasil pode-se dar importância a algumas danças tradicionais, que invadiram todo o país: Boi bumbá, frevo, folia de reis, festa junina, samba, gafieira, merengue, lambada, congada, chula, chimarrita, fandango, capoeira e forró.
4° setor
“A consagração dos artistas”
Broadway, o teatro musical progrediu muito desde o final do século 20 até os dias de hoje e deu lugar à incorporação de diferentes formas de dança. É o sonho de qualquer bailarino ou de qualquer companhia de dança, e assim, a Escola de Samba Falcão Negro encerra seu desfile com a maior consagração que se pode ter no mundo da dança, a Broadway.
Capacitação
O carnavalesco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Falcão Negro, Rogério de Macêdo Yamamoto, esteve em São Paulo nos dias 24 e 25 de setembro para participar do curso de escultura em isopor e aplicação de fibra de vidro para a profissionalização do Carnaval. As técnicas serão aplicadas nas alegorias da escola no desfile de Carnaval 2012, que terá como tema “A minha almagêmea, 15 anos de glória, dança e samba. E nesta noite nos encanta”. A escola promete muitas surpresas para o seu desfile.
A Falcão Negro, com o apoio do vereador Emerson Pereira, sugeriu à Prefeitura a criação do espaço Memórias do Carnaval, junto ao museu municipal de Votuporanga. Onde, provavelmente, começará com a exposição dos materiais e fotos que fizeram parte do Carnaval, na pinacoteca do Centro de Convenções e que, posteriormente, irá para o museu municipal para o seu espaço fixo.
A escola de samba Falcão negro está arrecadando materiais para o acervo do museu e pede à população a doação de fantasias e acessórios que já fizeram parte dos desfiles, inclusive fotos (podendo ser réplica) para resgatar a história do carnaval de Votuporanga. Para doações, o contato é: 3422-4451.