De líder das brincadeiras em sala de aula, estudante passa a ser a melhor aluna da escola
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Giane Cristina de Souza Santos, aluna da Escola Estadual Arthur Francisco Andrghetti, no distrito de São João do Marinheiro, município de Cardoso, é amante da leitura. Com 10 anos de idade, Giane cursa a quarta série e sempre estudou em salas multisseriadas, que são aquelas onde funcionam duas séries ou mais, com o mesmo professor para trabalhar com as crianças.
Este ano, Giane leu mais de 50 livros, incluindo O Caçador de Pipas, O Pequeno Príncipe, vários jornais, gibis e revistas.
A estudante morava na fazendo e hoje reside em São João do Marinheiro, onde não existe nenhuma banca de jornal. Para conseguir ler, ela pede livros, jornais e revistas aos professores. “Ela pegou gosto pela leitura e escrita. Sempre dou presente todo final de bimestre para motivar os alunos, Giane ganhou todos, inclusive o da escola como melhor aluna”, disse a professora Ruth Próbio.
Na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado nos dias 29 e 30 de novembro, além de resolver todas as questões de matemática, ela explicou como chegou a cada resultado. O professor aplicador ficou encantado com a aluna. “Ela incentiva os outros alunos com suas leituras, pois ela faz comentário de tudo que lê e os alunos prestam muito atenção nas suas leituras, especialmente de jornais, que tem textos mais curtos”, falou a professora.
A matéria completa você confere na edição de hoje do Jornal A Cidade.