Da Redação
Uma nova pesquisa divulgada pela empresa de recrutamento especializado em gerência e alto executivos, Michel Page, traduz em números o que muitos já vivenciam em seus ambientes de trabalho: a participação feminina em cargos de gerência e diretoria aumenta em áreas que antes eram vistas como redutos masculinos com pouca presença de mulheres.
“Finanças foi uma grande surpresa. As mulheres estão muito mais presentes na gestão da área financeira, que antes era vista como mais masculina”, constata o diretor de marketing para América Latina da Michel Page, Sérgio Sabino.
O estudo mostra que em 2009 apenas 23% das contratações na área de Finanças para cargos de gerência e diretoria eram preenchidas por mulheres. Esse número aumentou para 40% em 2011.
A diretora da empresa de recrutamento especializado Hays, Alexia Franco, observa que esse movimento não é de hoje. “Historicamente vemos que em bancos, por exemplo, as mulheres são maioria em áreas de relacionamento e investimento. O que mudou foi que esse cenário saiu do mercado financeiro e agora também se repete nas empresas.”
A matéria completa você confere na edição de hoje do Jornal A Cidade.