Alberto Ramos de Oliveira, mora em São José do Rio Preto, mas considera-se um votuporanguense
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Alberto Ramos de Oliveira lançou no final do ano passado o livro “Fundo de Baú”, pela editora Vitrine Literária. Nascido em Monte Aprazível-SP, o autor do livro viveu em muitas cidades, entre elas, Votuporanga, durante anos, cidade onde vive sua família e a de sua esposa. Atualmente, mora em São José do Rio Preto, mas considera-se um votuporanguense.
O livro é dividido em duas partes, com poemas e crônicas, e foi escrito ao longo dos anos. A sua publicação foi a realização de um sonho.
Sobre o autor
Alberto Ramos de Oliveira nasceu no dia 18 de janeiro de 1942, em Monte Aprazível, São Paulo. Concluiu os estudos primários em 1954, em Votuporanga. Estudou no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, entre 1956 e 1960. Transferiu-se para o Seminário São José, em Guaxupé, Minas Gerais, onde estudou entre 1961 e 1963. Em 1964 deixou o Seminário e fez curso de Letras Português-Francês, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Belo Horizonte.
Na capital mineira lecionou português como professor concursado em escolas do Senai e do Sesc, no período de 1966 a 1972. Em 1973 voltou para São José do Rio Preto, onde ingressou na rede pública de ensino, tornando-se, em 1977, professor efetivo concursado.
Nos anos de 1975 e 1976 morou em São Paulo-SP, onde trabalhou como revisor em editoras de revistas médicas.
Fez curso de especialização na Unifev – Centro Universitário de Votuporanga e mestrado (não concluído) no Ibilce, em São José do Rio Preto. Atualmente, está aposentado e reside em São José do Rio Preto.