O ano de 2012 será cheio de incertezas econômicas. Prepare-se!
Da Redação
A crise econômica ainda não foi superada pelos mercados internacionais, por isso é preciso estabelecer estratégias financeiras para não ter surpresas desagradáveis! Confira as dicas:
Fuja das dívidas
O primeiro passo é parar imediatamente de fazer dívidas.
Espere o melhor, mas prepare-se para o pior
Quem consegue passar pela primeira etapa (parar de se endividar) precisa começar a se preocupar em ter uma reserva financeira líquida e de fácil acesso para situações emergenciais, como a perda repentina do emprego. É importante criar uma regra para evitar sustos em casos de emergência.
Invista defensivamente
Quem tem dinheiro investido deve ficar atento a algumas regras básicas do gerenciamento de riscos em 2012. O procedimento mais básico e eficaz é a diversificação, tanto entre categorias (renda fixa e renda variável), como entre emissores (títulos públicos e privados), no caso de renda fixa, e diferentes empresas e segmentos, no caso de renda variável. Em situações de incerteza, é comum as pessoas darem maior peso em suas carteiras de investimento para títulos de renda fixa emitidos por governos e comprarem ações de empresas de setores tradicionais, com reputação de serem boas pagadoras de dividendos.
Aproveite as oportunidades
Grandes fortunas e ótimas oportunidades podem surgir em épocas de crise. Por isso é importante ficar atento para não perder boas chances de ter uma vida financeira mais tranquila. Entretanto, para explorar adequadamente as boas oportunidades, é bom estar com a vida financeira bem resolvida e equilibrada.