Os supermercados de Votuporanga, assim como todos os outros do Estado de São Paulo, não oferecem mais sacolas plásticas descartáveis desde o último dia 25. A intenção da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” é diminuir o desperdício e contribuir com a redução de poluentes.
Agora, ou o cliente compra sacolas biodegradáveis e retornáveis nos caixas ou vai ter que levar de casa suas próprias embalagens.
Mas ainda é possível sobreviver sem tantas sacolinhas. Uma dica é deixar sacolas sempre guardadas no carro. Para quem anda de transporte público há sacolas fáceis de dobrar e podem ser guardadas na bolsa.
E o ideal é evitar usar as sacolinhas para o lixo do dia a dia. É importante ter em casa um cesto maior com um único saco preto, onde será depositado todo o lixo orgânico. Detalhe importante: você pode usar a sacola preta de plástico reciclado, mais ecológico. Basta procurar a embalagem identificada como "reciclado".
Para o lixo do banheiro e da cozinha, a dica é: utilizar o jornal velho, fazendo uma dobradura para colocar dentro do cesto.
É excelente a ideia destes saquinhos feitos com jornal, veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
A Natureza agradece!