Escola foi criada por famílias que se uniram em busca de atendimento especializado
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Associação Fraterna da União de Pais e Amigos das Crianças Especiais Recanto Tia Marlene reuniu lideranças locais, alunos e convidados, ontem, às 9h, para comemorar os seus 16 anos de fundação.
O vereador Emerson Pereira ressaltou a importância do Recanto Tia Marlene para o município. “Sei que não é um trabalho fácil, não é para qualquer um e todos vocês estão de parabéns por tudo que desenvolvem, por que fazem deste local a segunda casa de vocês”. Emerson também parabenizou a administração municipal pelo apoio oferecido às entidades de Votuporanga.
O secretário municipal de Assistência Social, Osmair Ferrari, disse que o Recanto Tia Marlene faz um trabalho de grande valor no município. “A gente observa a paciência e o amor que vocês têm com todos os alunos”, disse.
O prefeito Júnior Marão falou que o Recanto Tia Marlene faz um trabalho fantástico. “Pessoas inovadoras, naquele momento decidiram montar este espaço que hoje é uma das entidades mais importante de Votuporanga. Que, acima de tudo, oferece atendimento correto a quem precisa”, frisou. Marão destacou que sem o Recanto Tia Marlene, o poder público não poderia atender essa necessidade sozinho.
O presidente da entidade, Aparecido Doracy Venci, aproveitou a oportunidade para falar sobre o “Leão Amigo da Criança”, uma campanha que tem como objetivo arrecadar percentuais do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para destinar ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade. “Essa ajuda é fundamental e quem declara imposto de renda pode ajudar. “Temos muitos funcionários e estamos tentando tornar a escola independente. As pessoas que idealizaram essa escola talvez jamais tenham imaginado a sua magnitude. O sonho se tornou realidade”.
O aluno Rodolfo Moraes fez uma apresentação cantando a música Dormi na Praça, de Bruno e Marrone.
Histórico da Associação Fraterna da União de pais e Amigos das Crianças Especiais Recanto Tia Marlene
Em 1992, quatro famílias se uniram em busca de atendimento especializado a seus filhos. Como no município de Votuporanga não existia uma entidade que pudesse oferecer este atendimento, idealizaram a fundação da AFUPACE (Associação Fraterna da União de pais e Amigos das Crianças Especiais) Recanto Tia Marlene.
Quatro anos depois, em 25/3/1996, no fundo do quintal de uma residência, os visionários Walter Luiz Teixeira, Neusa Maria da Silveira Antunes, Maria de Lourdes Moraes, Rogério Fernando Martinelli, Nair Ruvieiri Martinelli, Manoel Eugênio Antunes e Pedro Donizete Gonçalves, iniciaram as atividades da Instituição com uma funcionária e uma voluntária por meio período de atendimento.
Hoje, 16 anos depois, a AFUPACE atende 73 crianças e adolescentes com deficiência, oferecendo três refeições diárias, além de reabilitação clínica e pedagógica, contando com equipe técnica formada por Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Pedagogas, Neurologista, Psiquiatra e monitores capacitados.
Conta com o trabalho voluntário de uma Nutricionista, Jéssica Tofolo da Silva. Possui 28 funcionários e quatro voluntários.
Diretoria atual – Mandado de 23/1/2012 a 24/1/2014:
PRESIDENTE: Aparecido Doracy Venci
VICE-PRESIDENTE: Antônio Alberto Casali
2º. VICE-PRESIDENTE: Pedro Donizeti Gonçalves
1º. SECRETÁRIO: Marco Antonio da Cruz Soares
2º. SECRETÁRIO: Ernani Antônio Peraro Junior
1º. TESOUREIRO: Evaldo Dias Fernandes
2º. TESOUREIRO: Manoel Eugenio Antunes
CONSELHO FISCAL:
Titular:
Célia Maria Amendola Vicentini
Nair Ruvieri Martinelli
Sebastião Lisboa da Silva
Suplente:
Claudinéia Milani Trindade
Neusa Maria da Silveira Antunes
Dorci Afonso Gonçalves
Selo Parceiro Solidário
Pensando em captação de recursos diferenciados no ano de 2004, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unifev, Alex e Graziela, desenvolveram um planejamento estratégico para a AFUPACE. Dentre as propostas, está o Selo Parceiro Solidário, que proporciona às empresas o engajamento em ações de responsabilidade social, por meio do investimento mensal em projetos que atendam às necessidades da entidade e convenham com a política da empresa. No momento, o Recanto Tia Marlene tem 39 empresas parceiras, de diversos segmentos.
Conta também com o serviço de telemarketing, que realiza o contato com a população de Votuporanga no intuito de conseguir contribuições voluntárias para a manutenção nas despesas do Recanto Tia Marlene. A equipe é formada por três atendentes.