Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Em comemoração aos seus 41 anos de fundação, A Casa da Criança de Votuporanga sediou uma missa ontem, às 15h, com o padre Márcio Tadeu, da paróquia Senhor Bom Jesus.
O padre parabenizou toda a diretoria pelo esforço e dedicação. “Construir é fácil, difícil é manter. Temo muitos a agradecer a Deus pelos 41 anos de história e pela dedicação de todos”, disse.
A Casa da Criança de Votuporanga foi fundada em 18 de abril de 1971, por um médico e um grupo de empresários da cidade.
Presidida por Eneide da Costa Rodrigues e tendo como vice Paulo Sérgio Morelli, a Casa da Criança funciona das 7h às 17h30, atendendo aproximadamente 100 crianças com idades entre seis e 14 anos, no contra turno escolar. As crianças recebem assistência médica, odontológica, quatro refeições diárias, uniformes, banhos e orientação escolar.
Além das crianças matriculadas, outras também são atendidas nos cursos educacionais e com noções profissionalizantes.
A partir dos 10 anos de idade, as crianças recebem as orientações básicas e profissionalizantes. Elas são assistidas por monitores remunerados pela entidade, nas áreas de informática e marcenaria, sendo este segundo realizado trabalhos em madeira, como brinquedos, caixas, bandejas. Os cursos de cerâmica, bordado e crochê são orientados por voluntários. As crianças contam ainda com academia de ginástica e aulas de futebol, judô e capoeira, as duas últimas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.
O principal objetivo da entidade é evitar que as crianças fiquem nas ruas enquanto seus pais trabalham. Zelar pelo bem estar de cada uma delas, oferecendo o melhor para sua educação, alimentação, e lazer. Também é importante um preparo e uma orientação para que alcancem um futuro melhor, obtendo crescimento e adquirindo valores básicos para suas vidas.