Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga já começa a respirar literatura. A comissão organizadora do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) anunciou por meio de sua rede social, mais novidades para a programação. O evento irá receber os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, por meio de uma parceria com a emissora TV TEM. Outra grande atração é o autor João Paulo Cuenca, do seriado "Afinal, o que querem as mulheres".
O Fliv acontece de primeiro a cinco de maio e terá, ao longo dos cinco dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, grupos de danças e shows. Já estão confirmadas apresentações musicais de Jair Rodrigues, Luciana Melo, Ed Mota e da banda Black Rio, além de bate-papo com os escritores Mario Prata, Marcia Tiburi e Frederico Barbosa e de uma exposição sobre poesia concreta.
No total, os expositores do Festival irão comercializar 20 mil títulos, dos mais variados gêneros, como romances, contos e poesia.
Outra atração será o Fórum Internacional de Dança, que terá a participação de grupos dos Estados Unidos, Togo, Bolívia, França e Argentina. Haverá também sarau literário e oficinas de dança, modelagem, escultura com papel, pipa e tai chi chuan.
Os visitantes poderão conferir também os espaços Senac, Livraria Premier, Livraria Espaço, Editora Abril, Atol Espaço Cultural, Caravana da Leitura, com o escritor Laé de Souza; Bookcafé Livraria e Café, TV TEM (afiliada Rede Globo), Loja do FLIV e Loja do Artesanato Local.
Outra ação importante do Fliv é o Cheque-Livro, que oferecerá, gratuitamente, aos quatro mil alunos do ensino fundamental da rede pública, com idade entre 6 e 14 anos, um cheque-livro no valor de R$ 10 para que eles possam comprar livros dentro das livrarias montadas no Festival. As crianças participarão ainda de atividades ligadas à literatura, como sessões de contação de histórias e oficinas.
A organização espera que, durante os cinco dias, mais de 30 mil pessoas visitem o evento. A iniciativa tem como parceiros Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas e Fiat Camilla.