Quando ficamos tensos, sobrecarregados, dormimos pouco, ocorre tensão dos músculos cervicais
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que ocorre geralmente na região frontal (testa) ou unilateral da cabeça, atingindo as pessoas mais sensíveis aos fatores desencadeantes como o stress e a sobrecarga de trabalho que denominamos de cefaléia tensional. Os sintomas além de dor de cabeça incluem peso e cansaço no pescoço e ombros, dor na nuca e região temporal (acima da orelha) causando também sensação de desconforto e mal estar no estomago seguido de náuseas e vômitos.
Quando ficamos tensos, sobrecarregados, dormimos pouco, ocorre tensão dos músculos cervicais e cranianos levando a compressão das ramificações nervosas causando dor e desconforto muscular seguido de cefaléia.
A técnica chamada TERAPIA CRANEANA baseia-se na soltura, massagem, pompagem e mobilização da musculatura cervical e craniana através de conhecimentos e técnicas específicas, levando ao relaxamento e analgesia imediata, eliminando assim a cefaléia.
Quando essas estruturas não são tratadas além de enxaqueca, pode-se desenvolver a vertigem tensional, confundida na maioria das vezes com labirintite.
O tratamento deve ser realizado logo nos primeiros sintomas, porém tem-se uma grande melhora durante a crise. O número de sessões e tempo de tratamento depende de avaliação clinica. A atividade física regular também ajuda neste processo.
Devido ao nosso dia à dia tenso, podemos dizer que a enxaqueca tensional não tem cura, porém com o tratamento as crises se distanciam e diminuem muito os sintomas, podendo voltar a ter uma vida mais agradável.
Fernanda B. M. Carmona – Fisioterapeuta
Esp. em Terapia Manual
Fone: 3421.4405/ 3421.7360