“Esta noite encarnarei no teu cadáver” é o segundo filme da trilogia que tem Zé do Caixão como protagonista e teve seu início em 1964 com “À meia noite levarei sua alma” e encerrou-se 44 anos depois como filme “Encarnação do demônio”.
As sessões do Cineatol serão sempre às sextas-feiras, às 20h, no Atol Espaço Cultural. O endereço é Rua Javari, 3535. Informações pelo telefone 17 9622-7727 ou email atolcultural@gmail.com.
O estilo de José Mojica Martins (Zé do Caixão), que parece estar filmando seus pesadelos pessoais e compartilhando-os com o público, ganha nessas imagens uma interpretação para a simples história do contraditório Zé do Caixão, assassino sádico e cético que odeia a raça humana – “mesquinha e sanguinária” –, mas que é um profundo admirador das crianças, salvo pelo fato de que um dia crescerão.
Legítimo exemplar do gênero horror, vertente raríssima na cinematografia brasileira, o filme mostra sua relação com as mulheres, pois busca uma, em especial, que possa dar continuidade à sua herança. Curiosamente, a escolhida passa não apenas a sensação de que será a perfeita fêmea reprodutora, mas também uma companheira com quem ele poderá compartilhar sua visão anormal de mundo, um pouco como alguém que será capaz de entender o artista e sua obra. Para as outras mulheres, Zé lhes reserva aranhas e cobras, com algumas gotas de ácido concentrado no rosto como bônus.
O Cineatol teve sua primeira sessão na última semana com o filme “Cinema, aspirinas e urubus” na sede do Atol Cultural.
Um dos colaboradores do Cineatol, Murilo Uyemura, explica que a iniciativa surgiu através da oficina de formação cineclubista, ministrada na última semana, oferecida ao município através da Oficina Cultural Fred Navarro com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga.
“O objetivo é que as pessoas tenham um espaço para rever clássicos do cinema nacional e internacional, além de colocar o cinema em pauta, incentivando não só a formação de público, mas a produção de vídeos na cidade”, conta Murilo.
O mesmo grupo de amigos que iniciou as exibições, programa para agosto o Frame_V, festival de vídeo local que está com inscrições abertas. O tema é nostalgia e o regulamento pode ser acessado através link www.facebook.com/festivalframev.
Sinopse
No filme, após sobreviver ao ataque sobrenatural do final de “À Meia Noite Levarei Sua Alma” Zé do Caixão continua na busca obsessiva da mulher ideal capaz de gerar o filho perfeito. Com a ajuda do fiel criado Bruno, ele rapta seis belas moças, submetendo-as às mais terríveis torturas. Só a mais corajosa sobreviverá ao teste e poderá ser a mãe de seu filho. Mas Zé comete um crime imperdoável ao assassinar uma moça grávida. Atormentado pela culpa de ter morto uma mulher inocente, ele sofre um pesadelo no qual é levado para um inferno gelado, onde reencontra suas vítimas - numa espetacular sequência em cores, com cerca de 8 minutos.