O evento será no Centro de Convenções, na quinta-feira, dia 17 de maio, a partir das 20h
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Realizado pela Câmara Setorial de Música (Fórum Cultural de Votuporanga), o projeto Noites Musicais promoverá na quinta-feira, 17 de maio, a Noite do Jazz e Blues, com as bandas Tribo de Jazz e Santa Cecília, no Centro de Convenções, a partir das 20h, com direção artística do professor Marcelo Manoel da Silva. O ingresso custa R$5.
As bandas Tribo de Jazz e Santa Cecília se revezarão no palco, interpretando repertório lapidado de cada gênero. Neste evento, os músicos se encontram para difundir a cultura do jazz e do blues, ambas de consistente valor artístico e histórico.
A Câmara Setorial de Música é uma comissão temática do Fórum Cultural de Votuporanga, o qual reúne, além da música, diversos segmentos culturais da cidade, como artes plásticas, artesanato, carnaval, cultura afro-brasileira, dança, folclore, literatura e teatro.
A organização dos eventos da Câmara Setorial de Música é voluntária. Tem como objetivo localizar, registrar e estimular os talentos musicais de Votuporanga, valorizando-os por meio da divulgação orientada, promovendo a integração e a interatividade entre os artistas.
O projeto Noites Musicais consiste em apresentar diversos gêneros, propiciando ao público em geral o conhecimento sobre o que acontece e o que é produzido na cidade em termos musicais. Cada apresentação é uma expectativa tanto para os artistas como para a plateia, a produção e os organizadores.
Jazz - Banda Tribo de Jazz
Gustavo Bombonato é graduado, dentre outros, em “MPB Jazz Piano” no renomado Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, em Tatuí-SP.
Por afinidade, amigos de talento se reúnem, compondo a “Tribo de Jazz”, que é a oportunidade de compartilhar o que gostam e sabem fazer.
TRIBO DE JAZZ
ATUAÇÃO MÚSICOS
Bateria Glauco Munhoz
Guitarra Lucas Gonçalves
Contrabaixo Robin Molina
Piano Gustavo Bombonato Delgado
Blues - Banda Santa Cecília
A Banda Santa Cecília, embasada por músicos experientes, é formada por jovens músicos que se destacam na Escola de Ensino Artístico Santa Cecília. A composição da banda é variável, mas são constantes as experiências de iniciados com iniciantes em música, com ênfase em blues, rock e metal.
Hoje, diversas bandas de Votuporanga são formadas por músicos que já passaram pela Banda Santa Cecília.
Colaboradores profissionais da Banda Santa Cecília: Anderson Dias (vocalista), Márcio Zarsi (vocalista), Daniel Rodrigues (baterista), Marcelo M. Silva (guitarrista), dentre outros.
Para a Noite do Jazz & Blues, a formação da banda é:
BANDA SANTA CECÍLIA
Guitarra Esdras Faria, Vítor Sant’ana e Tiago Gentili
Contrabaixo Juliano Magalhães
Teclado Ademir Valdambrini
Vocal Anderson Dias
Backing vocal Bianca Marques e Marcelo M. Silva
Bateria André Prieto
Sobre Marcelo Manoel da Silva, o diretor artístico da Noite do Jazz & Blues:
Começou tocando guitarra no final dos anos 70, no Rio de Janeiro.
Desenvolveu consideráveis atividades no meio do rock na região do ABC paulista e na cidade de São Paulo, no final da década de 80.
Começou seus estudos musicais no Conservatório Musical de Guarulhos-SP.
Nos anos seguintes formou-se em: violão erudito com a professora Antônia de Fátima Mota Gregoleti e Técnica Vocal com o professor Márcio Zarsi pela Escola de Ensino Artístico Santa Cecília de Votuporanga.
Em 2002, iniciou sua trajetória didática. Convidado por Teresinha Bataglia para desenvolver o Curso de Guitarra e integrar o corpo docente da Escola de Ensino Artístico Santa Cecília de Votuporanga onde desenvolveu seu próprio método: "Curso Básico de Guitarra para Iniciantes" e "Curso Interativo de Teoria Aplicada".
Em 2006, participou do Mapa Cultural Paulista “Canto Coral”, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Em 2008 foi o idealizador do projeto: “Música Incentivando Talentos e Educação” em parceria com a Escola de Ensino Artístico Santa Cecília (Votuporanga).
Participou da Mostra de Música Clássica, evento organizado pela Câmara Setorial de Música, do Fórum Cultural de Votuporanga, tocando na guitarra elétrica, músicas de Bach.
Atualmente estuda aperfeiçoamento de guitarra e leciona nas áreas de guitarra, contrabaixo e violão erudito e é o responsável pela organização das audições da Escola Santa Cecília, tradicionalmente conhecidas como "A Noite do Rock".
Em agosto de 2011, Marcelo atuou como produtor artístico dos eventos da Câmara Setorial de Música – o que foi determinante para a qualificação das apresentações – desde o “Rock in Votu”.