No ofertório, junto com o pão e o vinho, foram apresentados os instrumentos utilizados pelos jornalistas
Para comemorar o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga, celebrou uma missa especial no sábado, 19 de maio, às 19h. Jornalistas, representantes dos veículos de comunicação e agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias do município participaram da missa.
As leituras e orações da Missa foram feitas pelos jornalistas, destacando a importância que a Igreja dá para a comunicação. Em seu sermão, o padre Gilmar Margotto falou que “ao subir aos céus, Jesus proclamou seus discípulos como os primeiros repórteres da evangelização, assim cada cristão tem o dever de levar a palavra de Deus a todas às pessoas.” Aos jornalistas presentes, padre Gilmar agradeceu a boa relação entre a igreja e a imprensa e os convidou a serem comunicadores da “Boa Notícia”, sempre primando pela ética e o respeito ao ser humano em todas as reportagens.
No ofertório, junto com o pão e o vinho, foram apresentados os instrumentos utilizados pelos jornalistas como: celular, computador, jornais, revistas, livros, câmeras, rádios e microfones.
Ao fim da celebração, o pároco convidou todos os comunicadores presentes a subirem ao presbitério e abençoou cada um e seus instrumentos de trabalho.
Neste ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais teve como tema: “Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização”. Esta celebração acontece anualmente, na Solenidade da “Ascensão do Senhor”. Segundo a igreja católica, “ao voltar à Casa do Pai, Jesus comunica aos apóstolos a missão de anunciadores da palavra de Deus. Para isto deveriam ser testemunhas de sua ressurreição”. Assim, a igreja diz que a “Ascensão” é a Festa da Comunicação, do encontro e do diálogo entre o humano e o divino, o cumprimento da Aliança de relacionamento entre Deus e àqueles que o reconhecem como Deus. Com o tema deste ano, manifesta-se o desejo do Papa Bento XVI de sintonizar o Dia Mundial das Comunicações Sociais com a realização do sínodo dos bispos, que terá como tema precisamente “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.