Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Depois de se classificar em primeiro lugar na seletiva do 13° Grupamento de Bombeiros de São José do Rio Preto-SP, com a participação de bombeiros da região. O sargento Valdemir Forte, de Votuporanga, está na final da competição “Bombeiro Resistente”, que será em São Paulo, no dia 1°, no Museu do Ipiranga, às 10h.
Com 42 anos de idade e pesando 87 quilos, Forte foi escolhido pelo comando do Posto de Bombeiros de Votuporanga para representar a cidade por sua dedicação à atividade física.
A prova classificatória e a que acontecerá em São Paulo consistem em: subir uma escada, que equivale a um prédio de quatro andares, com um lance de mangueira nos ombros; lá de cima, puxar um outro lance de mangueira que está amarrado a uma corda; desce e, com uma marreta, bate um peso de 80 quilos fazendo ele se deslocar por dois metros; depois, percorre aproximadamente 50 metros; pega uma mangueira de 30 metros, pressurizada com água, percorre 40 metros e apaga um fogo; depois, pega uma vítima de 80 quilos, que está no chão, e arrasta por 40 metros. Tudo isso com equipamento de proteção individual de combate à incêndio e equipamento de proteção respiratória com cilindro de ar; todo esse equipamento acrescenta 30 quilos ao bombeiro.
Forte e os outros classificados da região estão em treinamento, duas vezes por semana, em São José do Rio Preto, para a prova. Ele espera voltar de São Paulo entre os cinco primeiros colocados.
Os cinco primeiros colocados na classificação em Rio Preto representarão a região na prova que reunirá bombeiros de todo o Brasil.