Rafael Dalben Ferrarez, hoje diácono em São José do Rio Preto, será ordenado padre no dia 24 de agosto
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Rafael Dalben Ferrarez, nascido em Votuporanga, no dia 2 de outubro de 1985, será ordenado padre no dia 24 de agosto, na Sé Catedral em São José do Rio Preto-SP, às 20h, com celebração presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba-MG. Toda a comunidade votuporanguense está convidada a participar da celebração.
O jovem é filho de Sérgio Aparecido Ferrarez e Marlene Dalben Ferrarez e irmão de Lucas Dalben Ferrarez.
Quando morava em Votuporanga, Rafael frequentava as missas das paróquias Santa Luzia e Senhor Bom Jesus. Tendo um contato maior com o padre Sílvio Roberto dos Santos, que era pároco na igreja Santa Luzia.
Ele entrou no seminário no ano de 2004, em São José do Rio Preto, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de ordem diocesana. Rafael contou que a decisão de ser padre foi tomada bem antes. “Familiares dizem que desde criança eu já comentava este desejo”, disse.
Em um sábado de manhã conversou com o padre Sílvio, sendo orientado a falar com a coordenadora vocacional. Passou três anos em cursos vocacionais promovidos pela Pastoral Vocacional da região de Votuporanga.
De família católica, Rafael teve apoio ao manifestar o seu desejo de ser padre. “Desde o primeiro momento tive toda a minha família do meu lado”, disse.
Ordenado diácono no dia 24 de fevereiro deste ano, Rafael já pode aconselhar, realizar batizados, casamentos, bênçãos e celebrar a palavra. Atualmente, ele está na paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Santo Antônio, em Rio Preto, como diácono, com acompanhamento do pároco Diego Rodrigues Lopes.
Além de Rafael, os diáconos Rivaldo, de Poloni, e Sérgio, de Potirendaba, também serão ordenados padres na mesma data e celebração.
Tendo a diocese 50 cidades e 99 paróquias, os novos padres podem ser designados a assumir qualquer uma delas, de acordo com as necessidades da igreja. “Estamos à serviço da igreja, onde ela precisar, lá estaremos”, ressaltou Rafael.
O diácono votuporanguense disse que a expectativa para um dos momentos mais importantes de sua vida é grande. “Estou muito feliz. A ordenação diaconal já foi um momento muito forte. Agora, confirmarei o meu “Sim” ao Senhor. É a realização de um sonho, que parecia tão distante, mas que agora é uma realidade”, finalizou.
Na foto: Rafael (centro), com os padres Sílvio Robertos dos Santos e Geomar Alves dos Santos, em sua ordenação