Apesar de o inverno terminar só no dia 22 de setembro, muitas lojas já estão colocando em liquidação os produtos da coleção outono/inverno. Mas é preciso ficar de olho para não descuidar do orçamento e cair nas ciladas das promoções.
Pensando em ajudar o consumidor que não quer perder a temporada de preços baixos, a Fundação Procon-SP elaborou algumas dicas que podem evitar que o consumidor entre no vermelho.
Veja a seguir.
Direitos
Antes de ir às compras, verifique quais são as promoções oferecidas pelo estabelecimento. Isso pode ser feito através de folhetos publicitários e encartes. Assim, além de definir previamente os itens que precisa adquirir, você também garante que a empresa seja obrigada a cumprir o que prometeu.
Segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, toda oferta de produto obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la.
Defeitos
No caso dos itens vendidos com pequenos defeitos, como roupas manchadas ou descosturadas, o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal todos os problemas apresentados, detalhando-os.
Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor não obriga os fornecedores a trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Neste caso, a troca só ocorre caso a loja tenha prometido por escrito, em etiquetas ou nota fiscal.
Pagamento
Sempre pergunte quais opções de pagamento a loja oferece e compare com suas possibilidades. Para os valores pagos à vista existe a possibilidade de barganhar algum desconto. Nos pagamentos efetuados com cartão de débito ou crédito, o preço não deve sofrer alterações.
Quando usar cheques pré-datados, não se esqueça de emiti-los nominais à loja, anotando no verso o dia combinado para o depósito e exija que essa informação conste da nota fiscal.
Não esqueça
Não se deixe levar pelo impulso de comprar, pois a compras em promoções também geram custos. Compre somente o que for necessário e se for necessário