As oficinas aconteceram uma vez por semana com a responsável pelo projeto em Votuporanga
A Escola Estadual Professora Juraci Lima Lupo será palco de um grande set de filmagens por ter se destacado no Projeto Circuito Cultural, uma iniciativa da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), que realizou oficinas em seis cidades do Estado de São Paulo, inclusive Votuporanga.
Na Escola Juraci, o projeto começou com a presença dos representantes do Circuito Cultural Marco e Gabriela, que apresentaram a dinâmica do Circuito e curtas-metragens para os alunos.
Após as inscrições, os alunos assistiram a uma peça teatral no Centro de Convenções com a Cia. Circo Lando, que serviu de inspiração para que os alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental criassem suas histórias.
As oficinas aconteceram uma vez por semana com a responsável pelo projeto em Votuporanga, professora Gabriela, com o apoio da Sala de Leitura. Por meio da metodologia do projeto Circuito Cultural, os alunos participaram de oficinas criativas e a partir destas criaram histórias com os temas Segurança, Vandalismo, Meio Ambiente e Lixo.
Uma comissão julgadora escolheu uma história de cada cidade para ser transformada num roteiro de filme de curta-metragem.
No dia 24 de julho, a escola Juraci recebeu a seguinte informação: “O Circuito Cultural, projeto incentivado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e com o patrocínio da CTEEP, tem a honra de informar que a história selecionada em Votuporanga para ser transformada em filme de curta metragem foi “Confusão em época de Copa”, desenvolvida pelos alunos desta escola”. Sendo assim, neste mês, a partir do dia 27 de agosto a escola se transformará em um grande set de filmagens e, para finalizar o projeto, será realizada uma sessão de cinema para toda a população da cidade no início de novembro quando será exibido o filme produzido na escola e também um filme longa metragem do Circuito Cultural.
O Circuito Cultural é um projeto que incentiva a sensibilização e ampliação do repertório cultural de toda a comunidade por meio de apresentações de espetáculos teatrais gratuitos e abertas ao público.