Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Estância João Luis, de Cosmorama-SP, esteve no Agroleite 2012, na cidade de Castro-PR, e conseguiu o segundo lugar de Melhor Expositor de Gado Jovem da raça Jersey, ficando apenas 23 pontos do primeiro colocado.
“Para nós, uma conquista muito valorizada, pois foi a nossa primeira participação em exposições. Pelo resultado, estamos no caminho certo e o futuro promete muito”, disse João Luis Cavallari, responsável pela Estância João Luís.
Ele levou 10 animais para o evento, que foram avaliados em diversas categorias, alguns, inclusive, com premiação de primeiro lugar e reservada campeã (segundo lugar). Há apenas um ano e quatro meses criando esta raça de elite, Cavallari espera obter bons resultados também nas próximas exposições que participar.
O juiz canadense, Brian Cascadden, falou no final do julgamento que o Agroleite 2012 foi a melhor exposição de Jersey que ele julgou até hoje devido a qualidade dos animais em pista.
De 19 a 23 de novembro, a Estância João Luís estará na Feileite, Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, que será no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, onde terá exposição da raça Jersey.
Agroleite 2012
O Agroleite é um tradicional evento da cooperativa Castrolanda, que atrai anualmente pecuaristas de todo o país. Quem visitou a feira, que aconteceu no Parque de Exposições Dario Macedo, teve a oportunidade de ver as exposições e participar de seminários, fóruns e palestras técnicas sobre a produção leiteira. Este tornou-se um importante evento por concentrar os principais criadores de gado leiteiro, institutos de pesquisa e representantes da indústria de laticínios, insumos e equipamentos.
A intenção do evento é permitir a exposição de matrizes e reprodutores das diversas raças: holandesa, jersey, pardo-suíça, simental, e ovinos, a fim de divulgar e estimular, entre o público em geral, o melhoramento da produtividade leiteira e do plantel nacional; divulgar novas tecnologias do setor leiteiro que visem o aprimoramento produtivo, além de proporcionar o entrosamento entre produtores rurais, industriais e técnicos do setor; e propiciar a compra e venda das raças de bovino leiteiro, através de leilão realizado durante o evento.
Estância João Luis
A Estância João Luis tem investido na raça Jersey por acreditar em suas superiores características leiteiras. Investe em melhoramento genético e boas práticas de manejo com objetivo de atingir o status de propriedade modelo em tipo e produção.
O Jersey é uma raça que possui características peculiares, como, por exemplo, sua precocidade no primeiro parto, a longevidade que atinge 20 anos de vida reprodutiva, a rusticidade e a adaptabilidade ao clima, dentre outras, que lhe permitem ser considerada uma das raças leiteiras mais vantajosas, além de superior qualidade do seu leite, rico em sólidos e gordura, que proporcionam maior rendimento e lucro na venda.
A Estância João Luis possui um rebanho de 120 cabeças e está disponibilizando alguns de seus animais para venda com o objetivo de disseminar as qualidades do Jersey para acrescentar ainda mais resultado a outros criadores.
Além do manejo diferenciado, a Estância investe em melhoramento genético e reprodução avançada.