Da Redação
O fenômeno Lua Azul, que se refere à segunda lua cheia do mesmo mês, acontece hoje (31,) às 10h58. Ao invés do que se imagina, o termo “Lua Azul” que emprega o nome do fenômeno não tem a ver com a mudança da tonalidade da cor da lua, mas sim relativo à raridade em que ocorre o evento.
A frequência deste acontecimento é de uma vez a cada dois a três anos, sendo que a última “Lua Azul” ocorreu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima ocorrerá em julho de 2015. O fato ocorre devido ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que possibilita que em um mesmo mês a fase da lua se apresente cheia por duas vezes, de acordo com Renato Poltronieri, da Astrocan (Clube de Astronomia de Nhandeara), outro fato curioso é que o único mês em que não existe a possibilidade que ocorra este evento é o mês de fevereiro, é possível até mesmo não ocorrer uma lua cheia em fevereiro, ocorrendo então a aparição de duas “Luas Azuis” no mesmo ano, respectivamente em janeiro e março, porém o fato é ainda mais raro e ocorre em média a cada 35 anos.
Há diversos relatos sobre pessoas que presenciaram realmente a lua com uma tonalidade azul, porém os astrônomos defendem que isso ocorria por causa de incêndios, que faziam com que as cinzas provenientes das queimadas absorvessem as radiações vermelhas e produzissem coloração azulada da imagem lunar. Caso queira apreciar este fenômeno melhor, você pode acompanhá-lo em Nhandeara, na Porcada dos Portugueses, que estará com os telescópios disponibilizados pela Astrocan, a partir das 19h, o evento será gratuito.