Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga ganhou ontem um grande presente, a Usina Colombo e Açúcar Caravelas doaram uma exposição sobre a cana-de-açúcar para o município. A secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, e Gilberto Colombo assinaram o termo de doação das peças, no Museu Municipal "Edward Coruripe Costa", às 9h.
Segundo Antenor Xavier da Silva, coordenador do departamento de educação ambiental e cultural, a exposição estava em Ribeirão Preto-SP e, agora, é definitivamente, de Votuporanga.
A Usina Colombo possui três unidades, sendo a matriz em Ariranha e as outras unidades em Palestina e Santa Albertina. “Trazer a exposição ‘Cana – Doces Memórias’ para Votuporanga vai beneficiar os funcionários das usinas da região e seus familiares, além de toda a população”, disse Antenor.
Eliane agradeceu a doação e ressaltou que a exposição, além de ficar no museu para visitação, irá para outros pontos da cidade e municípios da região. “Este é um trabalho muito importante e somo gratos pelo apoio e prestígio”, disse.
Exposição
A exposição “Cana – Doces Memórias” conta a história da cana pelo mundo. Quadros narram a trajetória da cana, desde a sua origem, na Nova Guiné, até sua transformação em especiaria no Oriente e a comercialização na Europa no final da idade média. A mostra tem textos documentarista Vito D´Alessio, fotos de Renato Dutrra e cenografia de Luis Scarabel Junior.