Alunos da Escola Sesi estão em projeto de futebol de robô
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Alunos do ensino médio da Escola Sesi de Votuporanga, integrantes da equipe de robótica, participam de um projeto de futebol de robô. Algo muito comum em países como a Alemanha e Austrália e pouco disseminado no Brasil. Eles estarão no campeonato que acontecerá de 13 a 16 de novembro, junto à Olimpíada do Conhecimento Sesi/ Senai, no Anhembi, São Paulo-SP.
Estes estudantes treinam diariamente, no contraturno das atividades escolares. Eles precisam fazer com que o robô realize todas as atividades programadas.
O Gen II Robot Soccer, é uma competição de futebol entre robôs. Cada equipe participa com dois robôs. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols na equipe oponente. Os robôs são autônomos, se orientam através de uma bússola e localizam a bola por meio de um sensor específico.
Apenas 16 escolas do Estado de São Paulo participarão da competição, sendo oito delas na modalidade futebol e as outras oito na modalidade resgate. Uma destas duas modalidades será escolhida para ser implantada como parte das atividades oferecidas pela escola Sesi.
Segundo Ricardo Conde, professor de informática educacional e robótica, a experiência com o futebol de robô começou este ano na escola, por iniciativa do Sesi.
Os estudantes montam e programam os robôs (de lego). “Com esta atividade é possível trabalhar o raciocínio lógico, envolvendo matemática e física e também estimular a criatividade”, explicou o professor.