O espetáculo “Reinações no Reino”, da Cia Sítio do Pica-Pau Amarelo, abre hoje a III Mostra de Teatro “Deco D’Antônio”, no Centro de Convenções, às 20h30. A programação vai até o dia 28 de outubro, com espetáculos gratuitos e encerramento com show do grupo O Teatro Mágico, no Assary Clube de Campo, às 20h30.
A III Mostra de Teatro “Deco D´Antônio” de Votuporanga é um evento cultural produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura por meio do ProAC ICMS, Programa de Ação Cultural. A mostra é uma realização do diretor teatral Giovanni Mantovani em parceria com a Prefeitura de Votuporanga e Assary Clube de Campo. O patrocínio oficial é da Usina Colombo e Açúcar Caravelas.
Para o realizador do evento, Giovanni Mantovani, a Mostra é uma oportunidade para que o público assista a bons espetáculos, gratuitamente. “A Mostra de consolida neste ano com recorde de grupos inscritos e o encerramento com um grupo de renome nacional – O Teatro Mágico”, diz.
O show de encerramento “A Sociedade do Espetáculo” vem para completar a trilogia da Cia musical O Teatro Mágico. Há mais de oito anos na estrada, a trupe se consolidou como principal fenômeno da internet no Brasil, obtendo mais de 6 milhões de downloads oficiais na rede, milhões de views no Youtube, centenas de seguidores e fãs em redes sociais além de aparições importantes em programas da mídia tradicional.
Mais informações pelo telefone 17 3405-9750, ou pela fanpage no facebook [mostradeteatrodecodantonio].
Programação:
Reinações no Reino, Cia Sítio do Pica-Pau Amarelo
19 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação Livre
Neste espetáculo, as personagens de Monteiro Lobato vivem grandes emoções na história que deu origem ao Sítio do Pica Pau Amarelo. Baseada na obra “Reinações de Narizinho”, a peça conta a trajetória de Lúcia, a menina do nariz arrebitado, e sua boneca, Emília, em uma grande aventura no Reino das Águas Claras. Juntamente ao Príncipe Escamado, Narizinho segue em seu passeio enquanto procura encontrar alguém remédio para curar a mudez de Emília.
No Reino, há um médico conhecido por curar qualquer doença com suas pílulas milagrosas. Contudo, existem alguns seres que podem atrapalhar seus planos. Muita diversão e magia então garantidas nesse espetáculo que visa o incentivo à leitura e à imaginação.
A Cor Silva, Cia Cênica
20 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação Livre
Duração: 55 min
Na noite em que a realidade parece estar diferente, o velho Silva passeia por sua história, relembrando as coisas belas de sua infância simples na roça, contando sua paixão pelas cores e seu encontro com a arte de pintar num delírio poético que antecipa a criação de uma nova cor, a cor Silva.
Nessa viagem ele contará com ajudante seus leais cães, Zé Bedeu e Fidalga, que darão vida aos personagens dessa fábula caipira.
O Pavão Misterioso, Cia. Forrobodó de Teatro de Cultura Popular
20 de outubro, às 9h30
Praça Matriz
Classificação Livre
Duração: 60 min
O Pavão Misterioso é baseado no folheto de cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, obra – prima de José Camelo de Melo Resende, um dos maiores expoentes da literatura de cordel.
A peça narra a saga de Evangelista, um jovem corajoso que se apaixona pela condessa da Grécia – a bela Creuza – filha de um conde que a mentem aprisionada em um quarto de sobrado. Cruel, o conde permite que sua filha apareça uma única vez ao ano para ser admirada pela população.
Sabendo disso, Evangelista se lança na aventura de conquistar a condessa e, nesse meio tempo, encontra um cientista que ajuda a construir um misterioso invento: um aeroplano em forma de pavão. Em meio a perseguições e duelos, o jovem conquista Creuza e ambos fogem pelos ares, a bordo do pavão ou cavalo do espaço que imita um avião.
Circo Lando, Fábrica de Sonhos
21 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação Livre
Duração: 70 min
O espetáculo conta a história dos irmãos Tito e Federico, filhos de Adamastor Formiga Lando, que herdou o circo de seu pai, Chico Formiga Lando. Ambos são criados no circo da família, no final da adolescência, Tito assume a administração do circo e Federico vai embora para estudar no exterior.
Tito aprende o ofício do pai e se dedica ao circo de corpo e alma. Ao longo de sua carreira aprende a ser um excelente administrador e consegue alcançar o sucesso em sua profissão de artista e empresário, cuidando assim de todos que dele dependem.
Já Federico, apesar de se formar um grande artista contemporâneo, de ter participado de grandes produções de teatro e cinema, que lhe proporcionaram rios de dinheiro, sempre foi um péssimo gestor, perdendo tudo em uma de suas viagens a Las Vegas, o que o obriga a voltar ao circo da família.
As aventuras de Pinnochio, Cia Girassonho
21 de outubro, às 15h
Centro de Convenções
Classificação Livre
Duração: 50 min
Um grande artesão e realização de um sonho de criação: um boneco que surpreendentemente fala, caminha e... pensa! Talvez seja nesse momento o maior conflito de Pinnochio: até que ponto pensar ou agir por si só o tornar um menino de verdade?
Orégano, Cia. Hecatombe
22 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação para maiores de 14 anos
Duração: 60 min
Uma família no mais profundo fracasso. Uma mãe que não suporta a passagem do tempo e que concorre constantemente com sua filha. Ela esconde um segredo do qual nem ela mesma se lembra sobre a real identidade de cada um em sua casa.
Uma filha em busca de responder perguntas sem respostas. O conflito de um filho sobre sua sexualidade que se torna divertido pela ingenuidade que o caracteriza. E um pai cuja ausência é mais forte que sua presença.
Marcelo, Marmelo, Martelo, Cia. Azul Celeste
23 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação de 5 a 12 anos
Duração: 55 min
Por entender que as crianças contemporâneas dispõem de múltiplas informações e visões sobre a realidade que as cerca, a Cia. Azul Celeste instiga os espectadores a fortalecerem o hábito de fazer questionamentos para entender melhor o mundo. No espetáculo, a personagem usa suas dúvidas como oportunidade para conhecer as coisas à sua volta.
Kahlos - Um Exercício Cênico, Grupo Kahlos
24 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação para maiores de 14 anos
Duração: 45 min
Adaptação para teatro de “O Diário de Frida Kahlo”, onde foram compartilhados os pensamentos mais íntimos da pintora.
Morte Vida Severina , Grupo de Pesquisa Teatral Sala 50
25 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação Livre
Duração: 60 min
A peça relata a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida melhor no litoral.
A Caixinha de História, Cia. Trastes Velhos
25 de outubro, às 9h00
Classificação Livre
Duração: 45 min
O espetáculo conta a história da Chapeuzinho Vermelho, os 3 porquinhos, e jogos. Feito com interação e participação do público.
Tartaruga, Cia. Palhaços Noturnos
26 de outubro, àsm20h30
Centro de Convenções
Classificação para maiores de 16 anos
Duração: 45 min
Um drama familiar. Uma mãe e seus três filhos esperam o pai para a refeição diária. Durante a espera, que se passa em dias-meses-anos, o pai não aparece, e assim vão se revelando e rebelando o passado, o presente e o futuro dessa família, com atos incestuosos, brigas e revelações absurdas no ir e vir da história, recheada de símbolos e metáforas.
A morte como metáfora do tempo, da sabedoria e da resistência, corresponde ao contexto de A Tartaruga.
Portinari Pé de Mulato, Cia Articulare
27 de outubro, às 20h30
Centro de Convenções
Classificação Livre
Duração: 50 minutos
Espetáculo inspirado na obra do pintor Cândido Portinari. Em um universo artístico, Denise e seu carneirinho caem de um quadro recém pintado por seu avô Portinari. Denise segue atravessando as obras do pintor para tentar resgatar o carneiro, que fugiu sem deixar pistas, antes que suas tintas sequem e eles possam virar estátuas.