Para cortar o cabelo no “Beleza em Ação” é simples, basta levar um quilo de alimento
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O “Beleza em Ação” começou ontem, às 19h30, na Praça da Matriz de Votuporanga, segue até amanhã, dia 7, e deve atender de 100 a 130 pessoas por dia. A cabeleireira Ana Frigo, do salão Calla’s Hair Institute, localizado na rua Pernambuco, 2304, no bairro Marão, esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre esta ação social.
Ana comentou ainda sobre o trabalho do cabeleireiro. “Este trabalho não acontece por acaso. É uma profissão que exige muita técnica e dom, como em qualquer outra profissão. O cabeleireiro é muito exigido como ouvinte também e precisa ter ética profissional. Eu já nasci para isso. Na infância, eu queria dinheiro para comprar sorvete e para isso eu enrolava a cabelo das vizinhas e ganhava o picolé. Trabalhei em um salão, depois trabalhei 11 anos com o Valentim, que tem o dom de ensinar, de fazer o profissional”, contou.
Ela explicou também que esta profissão exige alguns sacrifícios. “Teve feriado prolongado na semana passada e no sábado abrimos o salão. Enquanto as pessoas se preparam para as festas, estamos trabalhando, mas quando você gosta, se envolve tanto, que nem se lembra disso”.
Para Ana, Votuporanga tem espaço para mais profissionais da área. “Hoje, falta mão de obra nos salões”, explicou.
A cabeleireira explicou ainda a diferença de preços entre salões. “Tem os que são menores e gastam menos. Os maiores, às vezes têm frigobar, doces, biscoitos, produtos mais caros, por isso cobram mais. Acho isso interessante, porque é possível atender todas as pessoas. Quem pode pagar mais e quem pode pagar menos”.
A campanha
Para cortar o cabelo no “Beleza em Ação” é simples, basta levar um quilo de alimento não perecível até a Praça da Matriz, a partir das 19h30, ou então R$4. Esta é uma ação para comemorar o Dia do Cabeleireiro, celebrado em 3 de novembro, e também de solidariedade, que acontece em parceria com Lions Clube Brisas Suave, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, que promoverá ações culturais nos três dias, Look Cosméticos e Bio Extratus.
A Bio Extratus trouxe para a cidade um caminhão que é um salão. O evento conta com aproximadamente 25 cabeleireiros por noite. Ana disse que o atendimento é muito rápido, devido a grande quantidade de profissionais presentes.
Somente não será possível escolher o profissional para ser atendido. “Tem gente que faz um trabalho muito bom, mas não é conhecido”, ressaltou.
Todo dinheiro será doado para a Casa Abrigo e o alimento irá para o Renato Caetano, cabeleireiro que sempre colaborou com o “Beleza em Ação” e está com câncer.
Também haverá uma confraternização entre os profissionais participantes, seus familiares e amigos, no dia 11 de novembro, em uma área de lazer na avenida dos Bancários, 5031, perto do Centro de Convenções. O ingresso custa R$35 por pessoa e a renda será também revertida a Renato Caetano.
Todo profissional da área é convidado a colaborar com o evento. “Se impossível, entre em contato comigo, com o Valentim, o Rinaldo, Dalton, ou então pegue uma malinha com a sua tesoura e capa de corte e venha com a gente trabalhar, estamos precisando de gente disponível”, finalizou Ana.