Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A história criada por estudantes da Escola Estadual Professora Juraci Lima Lupo foi transformada no curta-metragem “Gol”. A iniciativa faz parte das ações do Circuito Cultural, projeto desenvolvido pelo terceiro ano consecutivo pela CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) com apoio do Ministério da Cultura e realização da H. Melillo. O curta será exibido ao público no dia 9 de novembro, a partir das 19h, na Praça do Tobogã, rua Antônio Serafim Queiroz, quando também será exibido o longa-metragem “Eu e meu guarda chuva”.
O enredo escolhido para se tornar um curta-metragem foi criado pelos alunos Amanda Cristina da Silva Damasceno, Lucas do Nascimento Martins, Igor Henrique Barros da Silva, Beatriz Maria Laurindo Alves, Milena Guli Almeida, Marielle Neira da Silva e Bruno Henrique Lopes. A história fala das consequências de uma queda de energia durante uma partida de futebol da Copa do Mundo.
Cerca de 400 crianças participaram de oficinas de contação de história realizadas em dez escolas públicas de Votuporanga no início do ano. Em julho, um sarau trouxe apresentações das histórias criadas pelos alunos e foram avaliadas por uma comissão julgadora.
“Além de provocar a reflexão a respeito de temas como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, educação e cultura, os alunos desenvolvem suas aptidões artísticas e capacidade de se comunicar”, afirma Doralice Ferre, gerente de responsabilidade social da CTEEP.
Os próprios alunos atuaram nos filmes, auxiliados por uma produtora de vídeo. Os profissionais foram responsáveis pelo roteiro, gravação e direção do curta-metragem. Além de Votuporanga, o projeto Circuito Cultural, que pelo terceiro ano consecutivo tem atividades na cidade, também mobilizou alunos nas cidades de São Paulo, Guarujá, São José dos Campos, Bauru e Santa Bárbara D’Oeste.
O projeto
O Circuito Cultural é um projeto que incentiva a sensibilização e ampliação do repertório cultural de toda a comunidade por meio de apresentações de espetáculos teatrais gratuitos e abertas ao público. As oficinas estiveram presentes em seis cidades do Estado de São Paulo. O projeto foi desenvolvido em 10 escolas de cada cidade.
Após as inscrições, os alunos assistiram a uma peça teatral no Centro de Convenções com a Cia. Circo Lando, que serviu de inspiração para que os alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental criassem suas histórias. As oficinas aconteceram uma vez por semana.
Através da metodologia do projeto Circuito Cultural os alunos participaram de oficinas criativas e a partir destas criaram histórias com os temas Segurança, Vandalismo, Meio Ambiente e Lixo.