Na quarta (21/11), o espetáculo fica por conta da Corporação Musical “Zequinha de Abreu”
Da Redação
O I Festival de Música Clássica de Votuporanga acontecerá na próxima semana, entre os dias 19 a 25 de novembro. A abertura acontecerá na próxima segunda-feira (19/11), a partir das 20h30, no Centro de Convenções e contará com a apresentação da Orquestra Jovem de Votuporanga.
Na terça, dia 20, é a vez da Musicale Escola de Artes se apresentar no palco do auditório “Tenente Mário Bernardes”, no Centro de Convenções. Na quarta (21/11), o espetáculo fica por conta da Corporação Musical “Zequinha de Abreu” e seu repertório eclético. No dia 22, quinta-feira, é a vez dos músicos Ivete Bataglia, Tom Fabiani e Aloysio Becker representarem a Escola de Ensino Artístico Santa Cecília. Já na quinta, sobe ao palco do Centro de Convenções o músico Márcio Zarsi, que fará uma homenagem a Luiz Gonzaga. Todas as apresentações acontecerão no Centro de Convenções, às 21 horas.
No sábado (24/11), às 18 horas, o Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto fará um concerto didático abordando a origem e o desenvolvimento dos instrumentos de cordas. Já às 21 horas, a Orquestra Maestro Saulo Schneck e Quarteto de Cordas Ribeirão Preto voltam ao palco do Centro de Convenções para nova apresentação.
O encerramento do Festival acontecerá no domingo, dia 25 de novembro, com a apresentação da Orquestra Tatuí Jazz Sinfônica, às 21 horas, no Assary Clube de Campo.
O evento é patrocinado pela Noble Bioenergia e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) ICMS, e parceria da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
Oficinas
Durante toda a semana, serão oferecidas oficinas para quatro instrumentos, sendo: viola de arco, violino, violoncelo e contrabaixo. As aulas acontecerão de manhã (das 8 às 9h30 e das 10h às 11h30) e à tarde (das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30). As oficinas contarão ainda com direção musical de um regente e acompanhamento de piano. Já os ensaios acontecerão das 18h30 às 20h30. Nas oficinas serão abordados, de maneira prática, conceitos pedagógicos visando o aprimoramento dos movimentos adequados à execução dos instrumentos de cordas.