Karolline Bianconi
O escritor Augusto Cury ministrou palestra para centenas de pessoas na noite de ontem no Ville Eventos. Esta foi a primeira vez que a região recebeu o autor de obras consagradas e que já vendeu mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.
Ele recebeu o jornal A Cidade minutos antes de falar com o público. Disse que conhecia Votuporanga, pois há 30 anos ministrou uma aula de Biologia em uma sala de aula local.
O escritor revelou que dentro de suas semanas será lançado o livro Manual dos Jovens Estressados. “Neste livro nós falamos sobre o stress, a ditadura da beleza, formação de fobias, sentimentos de culpa, da incapacidade de construção da autoestima. Existe a necessidade de se construir sonhos como projeto de vida e não apenas de desejo, pois estes vão embora rápido demais”, falou. Em breve, o livro Vendedor de Sonhos será transformado em filme.
Cury contou que sua palestra abordava a complexidade da construção das relações humanas, além de falar um pouco sobre pecados capitais, relações doentes, e leis fundamentais das relações saudáveis.
Entre os pecados capitais, Cury descreve que existe no ser humano a necessidade neurótica de mudar o outro. “Ninguém muda ninguém. Temos o poder de piorar, mas não o de mudar. O que se pode é no máximo contribuir para que os alunos, filhos, parceiros e colegas de trabalho possam se tornar autores de sua própria história”, disse.
Falou também sobre a necessidade neurótica das cobranças. “Quem cobra demais está apto para atuar no setor financeiro, não em uma história de amor” . Disse que hoje as pessoas têm muito ciúme e com isso, já fazem com que percam o outro.
Ele comentou que, sobre as leis saudáveis, está a arte de se investir: nos sonhos, em quem amamos. “É como se fosse um intelecto sem criatividade, emoção sem prazer, pois uma vida sem sonho é um céu sem estrelas”, falou.
Para Cury, as pessoas devem surpreender. “Dizer palavras nunca ditas, ter atitudes inusitadas para encantar filhos, alunos, parceiros. Quem não sabe surpreender, nunca vai conquistar admiração, e nunca será amado profundamente”, falou.