A atividade encerrou as comemorações da Semana da Consciência Negra em Votuporanga
Cerca de 15 alunos do 1º ao 5º ano da Educação de Tempo Integral do CEM (Centro de Educação Municipal) Professor Orozimbo Furtado Filho, de Simonsen, participaram na manhã de segunda-feira, 26, da Vivência de Capoeira com a professora de educação física e contramestra Lena (Maria Madalena Moreira). A atividade encerrou as comemorações da Semana da Consciência Negra em Votuporanga.
Durante a apresentação foi trabalhado a musicalização dos instrumentos da capoeira (berimbau, atabaque e pandeiro), o contexto histórico e cultural da modalidade desportiva (o jogo, a roda) e atividades lúdicas com referência ao tema. “Em sala de aula os alunos ainda desenvolveram atividades pedagógicas com os professores. Do 1º ao 3º ano os estudantes pintaram figuras alusivas à data e o 4º e 5º anos realizaram pesquisas sobre o tema”, comentou Lena. O resultado dos trabalhos foi exposto em painéis no pátio da unidade escolar.
As aulas de capoeira desenvolvidas por Lena compõem as atividades da disciplina de Educação Física desenvolvidas dentro do projeto de Educação de Tempo Integral da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga. A Vivência contou com o apoio da direção, coordenação e professores da unidade escolar.