Professoras e alunas preparam o 18° Festival de Dança, que será de 6 a 9 de dezembro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga tem um projeto fundamental para a inserção da criança e do jovem no mundo da dança, o Balé Municipal, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que atende aproximadamente 350 meninas. Para mostrar o que aprenderam ao longo do ano, as alunas e professoras apresentam nesta semana o 18° Festival de Dança do Balé Municipal, com o tema “Corpos Celestes”, destacando planetas do sistema solar por meio de coreografias.
O festival será de 6 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções, às 20h30. Os dias 8 e 9 contarão ainda com apresentações às 16h30. Entrada somente com ingressos que serão distribuídos gratuitamente pelos alunos.
O grupo está dividido em dois elencos, que vão se revezar para a apresentação. O primeiro elenco dançará nas noites dos dias 6 e 8 e na tarde do dia 9; o segundo elenco nas noites dos dias 7 e 9 e na tarde do dia 8.
A preparação para o festival começou em agosto. Em abril ou maio de 2013 haverá uma reapresentação das danças.
Segundo a professora Márcia Cristina da Silva e Silva, o festival mostra o trabalho desenvolvido durante todo o ano e encerra as atividades de 2012.
A professora Juliana Zocal explicou que as aulas são gratuitas, inclusive com uniformes fornecidos pela Prefeitura.
Juliana destacou ainda que o aluno que tem duas faltas injustificadas perde a vaga no balé.
Em fevereiro de 2013, começam as matrículas de novos alunos, a partir dos cinco anos de idade, inclusive com vagas para homens. O responsável precisa levar a certidão de nascimento do filho até um dos pontos de aulas.
Márcia e Juliana destacam a importância da dança. “Estas crianças e jovens estão fazendo uma atividade artística juntamente com um trabalho corporal. Recebem também conhecimento cultural, com aulas teóricas”, falou Márcia.
“Trabalhamos também algumas correções posturais e a socialização”, disse Juliana.
Nas aulas são oferecidos conhecimentos gerais sobre a dança, aulas práticas e aprimoramento das técnicas teóricas do balé.
Além do balé clássico, as turmas intermediárias e avançadas fazem ainda o jazz; turmas avançadas e juvenis fazem também aulas de dança contemporânea.
As aulas do Balé Municipal acontecem no CSU (Centro Social Urbano) e no Ginásio de Esportes Mário Covas, de segunda a sexta-feira, com turmas nos períodos matutino e vespertino. As turmas do avançado fazem as aulas no sábado, às 9h.
A aluna Ana Carolina Ferreira, 18 anos, que faz parte do Balé Municipal praticamente desde quando ele existe em Votuporanga, falou que a dança faz parte de sua vida. “Estou no balé desde o ano de 2000, a dança é tudo na minha vida. Traz aprendizado, noções de postura e não pretendo abandonar nunca”. Ela faz faculdade de gastronomia, mas pretende fazer de dança posteriormente.
Professoras
As professoras do Balé Municipal, Márcia Cristina da Silva e Silva e Juliana Zocal, são bailarinas, possuem licenciatura plena em Educação Física; curso técnico em dança; bailarino para corpo de balé; e magistrado em dança.