A Comunidade Rural Curral Velho, no município de Campo Alegre do Fidalgo-PI, recebeu na última sexta-feira, 18, a equipe do Projeto Rondon, formada por universitários da UNB – Universidade de Brasília/DF, e da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga/SP, que ofereceram diversas oficinas de capacitação e de conscientização para toda a população. A oficina de informática foi a mais procurada.
Ao chegarem pela manhã no povoado de cerca de 500 moradores, os rondonistas iniciaram os preparativos paras as atividades. Na Escola “Umbelino Manoel Rodrigues”, onde as ações ficaram concentradas, todas as dependências foram usadas. As oficinas de informática, contação de histórias, beleza, administração pública, sexualidade na adolescência e confecção de pulseiras de macramê ficaram distribuídas em quatro horários, em três das quatro salas de aulas. A outra sala serviu como “QG” para abrigar os materiais utilizados nas ações e para servir como um local de concentração e descanso da equipe.
No pátio da instituição de ensino foi realizado o curso de produção de sabão a partir do óleo usado de cozinha. Do lado de fora, a gincana do “Lixo no lixo” atraiu crianças e adultos que receberam orientações de como deve ocorrer o descarte correto dos resíduos sólidos, além de se divertirem no campo de prova formado por cinco circuitos, voltados para a prática de mobilização coletiva na manutenção da limpeza pública.
Para o diretor da escola, o professor João da Silva Costa, as ações do Projeto Rondon em Curral Velho serviram para orientar a comunidade. “Foram muito interessantes as atividades do Projeto Rondon para conscientizar os moradores do povoado sobre várias questões, como o descarte correto do lixo na lixeira, além de incentivar a participação popular na vida política da cidade, bem como o interesse para a prática de aulas de informática”, disse.
À noite, o Cine Rondon reuniu, ainda na área externa da escola, toda a comunidade, que levou os bancos da igreja e cadeiras para assistirem ao filme Antes de Partir, projetado sobre um lençol branco emprestado por uma moradora e fixado no ónibus escolar que transportou os universitários até Curral Velho. Para contribuir com o clima de descontração, antes da exibição do longa, o rondonista Allan Munhoz apresentou um breve espetáculo de pirofagia. Para agradar ainda mais os espectadores, pipocas forma distribuídas em canecas de plástico.
O morador Douglas Irineu Rodrigues, assistiu ao filme e aprovou a temática abordada. “O tema vida e morte é sempre bem interessante, por que mexe com os sentimentos mais profundos, além de percebermos que devemos aproveitar os momentos das nossas vidas como se fossem únicos”, afirmou ele.
Depois de passarem um dia inteiro na Comunidade Rural Curral Velho, os rondonistas regressaram para a cidade sede da operação, Campo Alegre do Fidalgo, onde participaram da reunião de avaliação das ações no dia e se preparam para o dia seguinte.
O filme
Antes de Partir (Warner Bros, 2008) relata a história do mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman) e, do rico empresário e dono do próprio hospital Edward Cole (Jack Nicholson), onde passam por um tratamento de combate ao câncer no mesmo quarto e descobrem juntos que têm poucos meses de vida. Carter decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela, Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.