O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris
Brasil é hoje um dos maiores países rotários do mundo; primeiro clube nacional foi fundado em 1920, no Rio de Janeiro
Um clube que reúne semanalmente homens e mulheres de diferentes profissões para que desenvolvam uma relação de companheirismo, promovam a ética e, acima de tudo, ajudem a melhorar a vida de suas comunidades, dedicando-lhes seus talentos, tempo e recursos. Neste sábado, dia 23 de fevereiro, uma das mais famosas instituições do mundo completa 108 anos de fundação: o Rotary Club.
O Rotary é reconhecido em todo o mundo por seus trabalhos humanitários. Como informa a publicação Brasil Rotário, “a organização ajudou o Brasil a vencer a poliomielite, criou e mantém centenas de escolas, creches e bibliotecas, colaborou para a oficialização da merenda escolar e esteve à frente de inúmeras outras ações que tornam nossas cidades e bairros mais humanos”.
Em Votuporanga, quatro clubes reúnem mais de 170 voluntários: Votuporanga (fundado em 1952); Rotary Club Novas Gerações (fundado em 2001); Rotary Club Novo Milênio (fundado em 2001) e Rotary Club 8 de Agosto (fundado em 1988). A cidade ainda conta com o voluntarismo da Casa da Amizade e dos jovens do Interact e Rotaract. Os clubes de Votuporanga estão ligados ao Distrito 4480, governado por Pedro Appendino Neto e Maria Aparecida.
Os clubes são responsáveis por diversas ações ao longo de cada mandato, entre elas colaboração com entidades através da doação de mantimentos e bens que necessitam, campanhas de doação de sangue e recursos, realização de eventos para arrecadação de fundos destinados a projetos humanitários em todo o mundo, ações em defesa do meio ambiente, promoção de intercâmbios culturais e profissionais, projetos educativos e de suporte para desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e muitas outras.
O que é o Rotary
O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços voluntários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
É definido como um clube de serviço voltado para a comunidade local e mundial sem fins lucrativos, não é secreto, nem filantrópico ou social. O companheiro deve ter reputação ilibada e pertencer a uma profissão legal ou socialmente reconhecida.
Os clubes são necessariamente filiados ao Rotary International (RI), uma associação federativa com poder normatizador. Cada grupo escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.
História
O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular e, dentro de uma década, clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, como São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, no Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International.
Números
O Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Reúne hoje mais de 1,2 milhões de rotarianos em 34.227 clubes espalhados por 215 países e 532 distritos.
No Brasil, o primeiro clube foi criado em 1920 no Rio de Janeiro. Noventa anos depois, esse clube pioneiro transformou-se em uma rede de quase 2,4 mil Rotarys Clubs espalhados por todo o país, somando mais de 57 mil associados. Este número representa uma força que coloca o Brasil em quinto lugar no ranking dos 215 países e regiões onde a organização está presente.
Ideal de servir
Seguindo o lema criado pelos primeiros rotarianos em Chicago “Dar de si antes de pensar em si”, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de partilhar seus recursos e forças para a realização de boas ações.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotarianos atinjam seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética, sendo eles: desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; e a aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Ações
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.
Através de subsídios enviados por clubes de todo o mundo para a Fundação Rotária, são promovidas diversas ações, entre elas o intercâmbio de jovens, onde mais de 8 mil jovens viajam por ano para países diferentes, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade. O Rotary ainda presta auxílio por meio de subsídios para entidades e financia alunos de pós-gradução e profissionais de áreas relacionadas a paz e resolução de conflitos.