Essa primeira edição do ranking saiu após o UFC 156 do último sábado e foi feita de acordo com a votação de jornalistas especializados
Anderson Silva e Jon Jones foram apontados como os melhores do UFC
Depois de Dana White ter anunciado sua criação na última semana, saiu o primeiro ranking oficial de lutadores do UFC. Como era esperado, o campeão dos médios Anderson Silva foi apontado como o melhor entre todas as categorias. Nessa classificação, ele foi seguido pelo campeão dos meio-pesados Jon Jones, pelo dono do cinturão dos meio-médios Georges St-Pierre e por José Aldo, que acabou de defender o cinturão do penas.
Essa primeira edição do ranking saiu após o UFC 156 do último sábado e foi feita de acordo com a votação de jornalistas especializados de todo o mundo. A ideia do UFC é chegar a 90 o número de votantes. O campeão de cada categoria, como pode ser visto, não entra na lista de votação e os campeões interinos - como o brasileiro Renan Barão nos galos - sempre serão os primeiros colocados.
Dentro das categorias, tirando os campeões Anderson Silva e José Aldo, o brasileiro mais bem colocado é Junior Cigano, que perdeu o cinturão dos pesados em dezembro passado. Ele é apontado como primeiro colocado no peso. Já Lyoto Machida é o segundo entre os meio-pesados, atrás apenas de Dan Henderson, seu rival no UFC 157 no final de fevereiro.
Esse ranking servirá de guia para o UFC casar algumas lutas entre os primeiros colocados, principalmente entre o campeão e o líder. No entanto, Dana White já deixou claro que não necessariamente seguirá essa lista. A ideia principal é aproximar o público dos principais nomes de cada categoria e atrair os fãs. "Todo mundo ama rankings", disse o presidente.