Com tema voltado para contar a história do cinema, escola conquistou comissão técnica e público, levantando a arquibancada; organizadores já pensam no desfile para 2014
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A escola de samba Falcão Negro foi a campeã do Carnaval de rua deste ano, com o tema
“Da era do cinema mudo ao 3D – tesouro descoberto especialmente para você”.
A apuração aconteceu na manhã de ontem, no auditório da Câmara Municipal. O presidente da Lesvo (Liga das Escolas de Samba de Votuporanga), Sílvio Vieira, divulgou as notas para os presentes. Em primeiro lugar, com 78,5 pontos, Falcão Negro; em segundo, Raça Alvinegra, com 68; e em terceiro, Águias da Liberdade, com 55.
Homenagem
Neste ano, a Lesvo criou um troféu para homenagear uma pessoa que muito colaborou para a realização do Carnaval de rua. Jesus Nato, conhecido popularmente como “Zus Preto”, foi o primeiro presidente e fundador da escola Mulata Dengosa. “Recebam este troféu transitório, como reconhecimento a quem muito trabalhou para o samba”, disse, emocionado.
Na próxima semana, deve ser anunciado pela Lesvo o nome do homenageado para o troféu 2014.
Conquista
Em entrevista ao jornal A Cidade, Silvio contou que o Carnaval de rua tem conquistado seu espaço em Votuporanga. “Em 2011 voltou com tudo, depois de quase sete anos. Acredito que conseguimos já uma grande repercussão”, falou.
O carnavalesco Rogério Teruhiko de Macedo Ymamoto, disse que a vitória da escola representava a garra dos integrantes, que trabalharam o ano todo para conseguir colocar na avenida um desfile bonito, que encantasse a todos. “Trabalhamos cerca de 24h por dia, para que chegássemos a este resultado”, frisou.
A escola contou com 159 pessoas pela avenida, e mais 40 que ajudaram nos bastidores.
A premiação para as três escolas de samba, no total, foram R$ 150 mil. O valor é dividido entre elas, portanto, cada escola recebe R$50 mil para investir no carnaval. Rogério contou que grande parte do dinheiro já foi utilizado, e que o restante, possivelmente, será revertido para fazer uma festa entre os componentes da escola, sendo esta uma forma de agradecer o empenho de cada um.
E quem pensa que os integrantes terão descanso, estão muito enganados. Agora, eles se preparam para o Carnaval 2014. Após um período de descanso, eles decidirão sobre qual tema abordar no próximo ano.