Os alunos do CEM“Prof.Geyner Rodrigues”, localizado no bairro São Cosme, realizaram ontem, dia 14 de março, comemorações em homenagem ao Dia da Poesia.O evento teve como objetivo levar o aluno, através de pesquisas e leituras,a conhecer um pouco mais sobre o que é e o que representa uma poesia e seus autores.
Durante as apresentações, os alunos do 1º ano, da professora Ana Carolina Antoneli Miller, declamaram a poesia “A Flor Amarela”, de Cecília Meireles. Já a turma do 2º ano, da professora Luane Maria Alves Rodrigues apresentaram a música e a poesia “Arco-Íris”. A professora Leandra Baldoino dos Santos Sanches e a turma do 3º ano declamaram a poesia “Peixe-serra e Tubarão-martelo” e a música “Beijo, Beijinho, Beijão”. O 4º ano da professora Fátima Aparecida Barboza Silva foi representado pela aluna Stefany da Silva Cabral e o “Soneto da Fidelidade”, de Vinicius de Moraes, e, finalizando as atividades do dia, os alunos do 5º ano da professora Cristiane Aparecida da Silva, Iara Gomes de Almeida, Gabrielli Amate da Fonseca e Gabriel Lima apresentaram a poesia “Saber Viver”, de Cora Coralina.
Além das apresentações que marcaram o dia, durante toda a semana, após os alunos pesquisarem diferentes tipos de poesia eles produziram cartazes e um mural segundo informou a assessora de coordenação pedagógica da unidade escolar, Rosane Aparecida Pereira Lin.
Dia da Poesia
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns deles.
Entre os maiores poetas da humanidade estão o italiano Dante Alighiere, autor da obra "Divina Comédia", o português Luís de Camões, autor do célebre poema épico "Os Lusíadas" e o brasileiro Olavo Bilac, autor de "O Pássaro Cativo".