Unidade local aguarda proposta de doutora da Virgínia, que irá beneficiar estudantes votuporanguenses
Elimeire Alves de Oliveira
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Agraciada no ano de 2005 com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, a professora Elimeire Alves de Oliveira, diretora da Escola Estadual Professora Uzenir Coelho Zeitune, mal imaginava que a viagem que fez aos Estados Unidos devido o destaque nacional de sua atuação na escola, fosse render frutos futuros, como contatos que viabilizassem projetos para a unidade escolar por ela dirigida. Porém, foi isso que aconteceu, depois de passar uma semana na Vírginia, a gestora escolar fez contatos que estão surtindo efeito até hoje. Nesta semana, a doutora Manorama Talaiver entrou em contato com a diretora da escola Uzenir para dizer que pretende desenvolver um projeto de práticas tecnológicas inovadoras aplicadas à educação e vai ainda analisar a possibilidade de receber nos Estados Unidos, dois grupos de 20 a 25 estudantes brasileiros.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, recebido em 2005 por Elimeire, é concedido pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), Unesco (Organização das Nações Unidas) e FRM (Fundação Roberto Marinho) em reconhecimento à qualidade em gestão escolar.
Depois da viagem de 2005, Elimeire foi convidada a voltar aos Estados Unidos em 2006, para um projeto chamado “Escolas Irmãs”, mas, por motivos pessoais, não pode estar presente. Assim, o sonho de desenvolver projetos em parceria com aquele país ficou adormecido.
Os contatos com professores norte-americanos não se encerraram e, agora, a escola colhe os resultados. Por meio de videoconferência, com o apoio da professora aposentada Luiza Greco de Souza, que colabora como intérprete, Elimeire e Manorama conversaram nesta semana.
Agora, a escola receberá as informações sobre quais parcerias podem ser estabelecidas com os Estados Unidos. A intenção da diretoria Elimeire e da vice-diretora Sônia Maria Antônio Spolaor é atender estudantes do ensino fundamental e os que estão no ensino médio por meio do IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo), que também é parceiro no trabalho.
Por enquanto, o projeto está em estudo e, assim que definidos os objetivos, será encaminhado para a Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Estadual de Educação.
“Eu não esperava que isso fosse acontecer. Porém, nossas expectativas são positivas, porque acredito que este trabalho irá beneficiar nossos alunos e a própria escola”, comentou a diretora, que conta com apoio de toda a equipe Uzenir.
Manorama Talaiver
Doutora Manorama Talaiver é diretora do Instituto de Ensino através de práticas tecnológicas e Inovadoras (ITTIP) e membro da Southside Virginia Regional Tecnologia Consortium (SVRTC). Ela é diretora de projetos EdTch Grant para Central Virginia Consortium (www.cvctech.org) e SIG Workforce educação Co-Chair. Em 2009, Ela foi reconhecida como o Engenheira Negra do Ano para a promoção de educação K-12.