O FLIV (Festival Literário de Votuporanga) chega à sua terceira edição em 2013 e presta homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes. Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o 3º FLIV será realizado de 30 de abril a 10 de maio, em uma estrutura especialmente montada para o evento na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções. Mais de 6 mil metros quadrados dedicados à cultura, à arte e à educação.
A abertura oficial da 3ª edição do FLIV acontece hoje, a partir das 19h, com destaque para o show do cantor Toquinho, um dos ícones da MPB, que terá como convidada especial a cantora Tiê.
Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do 3º FLIV. A proposta é oferecer atrações de qualidade para manter a missão do evento literário de transformar Votuporanga numa cidade de leitores, cultivando o hábito de leitura entre os votuporanguenses desde a infância.
Toquinho
Retornando de uma promissora turnê pela Espanha, com grande sucesso de público e crítica, Toquinho e sua banda interpretarão clássicos que marcaram a trajetória do artista, como “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Samba pra Vinicius de Moraes”, “Carolina Carol Bela”, entre outras canções.
O show também traz canções do mais recente disco de Toquinho, “Quem Viver, Verá”, lançado pela gravadora Biscoito Fino após um intervalo de oito anos sem gravar canções inéditas. Entre as composições, estão parcerias com sua filha, Jade Pecci, além de Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Dora Vergueiro e o grande poeta chileno Antonio Skármeta, com a música “Obra de Arte”. O disco conta com as participações de Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e a cantora Anna Setton.
Em sua carreira, Toquinho gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10 mil shows pelo Brasil e pelo exterior. Tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato e Paulo César Pinheiro.
Tiê
Convidada especial de Toquinho no show de abertura do FLIV 2013, a cantora Tiê despontou-se no cenário musical, em 2009, depois de lançar o elogiado “Sweet Jardim”, disco inteiramente autoral. A estreia rendeu a Tiê uma indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010 e shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. “Sweet Jardim” figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal “A Folha de S.Paulo”.
Após lançar seu segundo disco, “A Coruja e o Coração”, a cantora apresentou-se ao lado de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders no Festival SXSW, no Texas, e no Rock in Rio.
Toquinho é considerado um dos padrinhos da cantora. Foi com ele que Tiê lançou sua primeira música e viajou por todo o Brasil e Europa em turnê antes de lançar seus álbuns.