Gestor da Casa das Rosas e atuante escritor, Frederico Barbosa tem uma relação afetiva com a história do festival literário de Votuporanga
O homenageado será o protagonista de um dos bate-papos da programação
A terceira edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga), que será de 1º a 10 de maio, tem como patrono o poeta Frederico Barbosa. Desde sua participação no Fliv, em 2011, Votuporanga ganhou espaço na agenda do escritor. Com atividades diversificadas junto a professores e ao público da cidade, ele veio chegando, sempre generoso, oferecendo o que tem de melhor.
Neste ano, o homenageado será o protagonista de um dos bate-papos da programação, além de atuar como mediador da roda de conversa entre o poeta Antonio Cicero e o ensaísta Francisco Bosco (dia 5 de maio, às 16h).
Em sua participação no Fliv 2013, Frederico Barbosa refletirá sobre o ofício do escritor ao lado do poeta Reynaldo Damazio. A atividade será no dia 6 de maio, às 19h30.
A participação de Frederico Barbosa no Fliv sempre foi ativa. Em 2011, em diálogo com o poeta Ricardo Aleixo, e, em 2012, ao lado de Claudio Daniel e Élson Fróes, no bate-papo sobre a poesia concreta, ele finalmente chega em 2013 como o patrono do evento, sempre trazendo notícia nova para o público.
Filho de dois grandes nomes da cultura brasileira, o crítico João Alexandre Barbosa e a educadora Ana Mae Barbosa, ele é hoje um dos mais atuantes e entusiastas escritores brasileiros, fazendo um elo entre os poetas de todas as gerações através de sua atuação como gestor da Casa das Rosas.
Fliv 2013
Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o 3º Fliv será realizado em uma estrutura especialmente montada para o evento na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções.
A abertura oficial da 3ª edição do Fliv será no dia 30, a partir das 19h, com destaque para o show do cantor Toquinho e da cantora Tiê. Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do 3º Fliv. Com curadoria do Clube de Autores, a programação do Fliv envolve atividades que vão refletir sobre o samba, o tempo, a poesia, a música e tantos outros temas que marcaram a trajetória de Vinícius de Moraes.
Na programação de 2013, já foram confirmados pela curadoria a presença de Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”, que vai participar de um bate-papo sobre samba, cinema e literatura mediado pelo poeta, encenador e tradutor Leo Gonçalves. Já o escritor Marcelino Freire e o poeta Sérgio Vaz participarão de uma roda de conversa sobre literatura marginal mediada pelo jornalista Luiz Nadal.
Também passarão pelo Fliv 2013 o editor e crítico literário Reynaldo Damazio, a poeta Alice Ruiz, o jornalista e escritor Humberto Werneck, o escritor e compositor Braulio Tavares, a jornalista e quadrinista Alexandra Moraes e o desenhista André Dahmer. Entre convidados da região para mediadores estão Susanna Busato, professora de poesia brasileira da Unesp Rio Preto, o jornalista votuporanguense Orlando Ribeiro e o cartunista e ilustrador Orlandeli, também de Rio Preto.
O Fliv 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).
Fliv 2013
Solenidade de abertura: 30 de abril, às 19h
(Centro de Convenções)
Abertura Mostra Internacional de Dança: 30 de abril, às 20h30
(Palco II - Av. dos Bancários)
Show Toquinho e Tiê: 30 de abril, às 21h30
(Palco Principal - Av. dos Bancários)
1º a 10 de maio
Feira de livros: 7h30 às 22h
(Pavilhão - Av. dos Bancários)
Rodas de conversa com autores: 19h30 (com exceção do dia 5 que será às 16h)
(Centro de Convenções)
Mostra Internacional de Dança: 21h
(Palco II - Av. dos Bancários)