O Senai arrecadou praticamente a mesma quantidade de alimentos que toda a cidade juntou no “Aluno Solidário” do ano passado
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Votuporanga participou de mais uma edição da campanha “Aluno Solidário”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. Os alunos arrecadaram mais de três toneladas de alimentos, que serão destinados às entidades. A entrega dos alimentos para a Prefeitura aconteceu ontem, às 15h, na sede da unidade, localizada na rua Ponta Porã, bairro Santa Luzia.
O Senai trabalha com os estudantes, além do conhecimento técnico, a importância da solidariedade, por isso participa de diversas campanhas sociais. Para incentivar a colaboração dos jovens, a escola realizou uma gincana entre as classes, chamada de “Gincana Aluno Solidário”. Cada alimento arrecadado garantia uma pontuação e a sala que conseguisse mais pontos seria presenteada com um prêmio, que foi anunciado somente no final da gincana, um almoço para toda a turma.
Luciana Flores, bibliotecária do Senai e uma das organizadoras da gincana, contou que foi muito interessante a participação dos alunos. “Eles não sabiam qual seria o prêmio e já estavam muito envolvidos. A turma que ganhou é de Mirassol e região; os alunos vêm duas vezes por semana para fazer o curso. Eles que estimularam os outros estudantes, porque vieram na primeira semana com um carrinho de alimentos e os outros precisaram correr atrás”, disse.
A aluna Viviane Souza Martins mora em Jaci e faz parte da turma vencedora, de Operador de máquinas de usinagem de madeiras convencionais e a CNC (T1A), ela comentou como foi a arrecadação. “Por morarmos fora, queríamos mostrar a nossa solidariedade”, disse.
O Senai arrecadou praticamente a mesma quantidade de alimentos que toda a cidade juntou no “Aluno Solidário” do ano passado.
A Campanha
No ano de 2009, a arrecadação de toda a campanha Aluno Solidário foi de 2.800 quilos com 23 escolas participantes, em 2010, foram 4.000 quilos com 48 instituições, em 2011, 47 pontos de coleta receberam 4.650 quilos e no ano passado, foram 3.330 quilos de alimentos em 45 unidades.
Pontuação das salas de aula:
6° lugar: Operador de máquinas de usinagem de madeiras convencionais e a CNC (T1A): 580 pontos
5° lugar: Fabricação mecânica: 1.135 pontos
4° lugar: Mecânico de usinagem (T2A): 5.810 pontos
3° lugar: Marcenaria: 11.400 pontos
2° lugar: Mecânico de usinagem (2B): 12.155 pontos
1° lugar: Operador de máquinas de usinagem de madeiras convencionais e a CNC (T1D): 12.285 pontos