O casaqueto e o blazer são muito democráticos, pois há modelagens para todos os tipos de corpos
A temperatura começou a baixar e as vitrines das lojas já mesclam vestidos, shorts e blusinhas com casacões pesados. E você, já se preparou para o outono e o inverno? É hora de tirar os casacos do guarda-roupa e também ir às compras!
Com dicas da consultora de moda, imagem e etiqueta, Ana Vaz, saiba quais são os casacos de inverno ideais para cada tipo de corpo. Trench coat, jaqueta de couro curtinha, casaco spencer, casaco estofado, cardigã, sobretudo, blusa com gola, veja qual cai melhor em você.
Tipos de corpo
Antes de saber qual o modelo ideal para você, saiba mais sobre os tipos de corpo:
Ampulheta = A medida dos ombros é a mesma dos quadris. E a cintura é mais estreita.
Pera (triângulo) = Quadril bem mais largo que os ombros.
Triângulo invertido = Os ombros têm medida maior que a da cintura e dos quadris.
Oval = A largura da cintura é bem maior que a dos ombros e dos quadris.
Retângulo = Os quadris, a cintura e os ombros têm praticamente as mesmas medidas.
Trench coat
São ideais para as mulheres que têm o corpo mais curvilíneo, com cintura bem definida. O fato de alguns modelos virem com cinto valoriza ainda mais, pois chama a atenção para essa área da mulher. O abotoamento duplo frontal ajuda a destacar a cintura. Elas podem apostar no comprimento e caimento que desejarem.
Trench coat X Corpo pera
Para quem tem o corpo pera, ou seja, o quadril mais largo que os ombros, o trench coat cai bem desde que o casaco mostre a cintura definida. Em relação ao comprimento, a barra do trench coat nunca deve acabar na parte mais larga do quadril.
Trench coat X Corpo retângulo
Se a mulher é reta, usando o trench coat vai parecer mais reta ainda, pois o casaco ajuda a aumentar a cintura que o corpo retângulo não tem.
Trench coat X Mulheres altas e baixas
Para as mulheres em geral, o casaco longo fica melhor nas mais altas.
Para as baixinhas e mulheres com corpo mignon, o trench coat precisa ser ou na altura do ossinho da bacia, ou passando um pouco do meio da coxa, ou ainda direto na altura do joelho. Não use um casaco que fique na altura da virilha, pois esse comprimento dá a sensação de um tronco grande e de que a perna começa ali. E esse comprimento deve ser evitado para outros tipos de blusas e camisas entre as mulheres menores.
Se as baixinhas optarem pelo casaco mais longo, a calça tem sempre que ser mais sequinha, justa ao corpo. Se usarem trench coat com saia, o casaco precisa ser na altura do joelho e a saia bem próxima à altura do casaco.
Se usar uma blusa na metade da coxa e saia no joelho vai parecer mais baixa do que já é, pois serão formadas duas linhas horizontais “cortando” a perna. Uma alternativa é usar o trench coat com comprimento na metade da coxa com minissaia ou shortinho e meia calça.
Essa lógica do comprimento para os casacos vale para todos os tipos praticamente, incluindo os de lã.
Casaco spencer, casaquetos e blazer
O spencer é um casaco que as mulheres têm usado bastante, ele acaba na linha da cintura e é levemente afunilado em relação a ela. Fica lindo nos corpo estilo ampulheta e pêra. Não recomendo para as mulheres com corpo retângulo ou triângulo invertido, que vão ficar com a cintura ainda mais reta.
O casaqueto e o blazer são muito democráticos, pois há modelagens para todos os tipos de corpos. Os mais retos ficam bons nas mulheres de corpo reto e os mais acinturados ficam melhor nas curvilíneas e, inclusive, são capazes de criar uma cinturinha para as retinhas.
Jaquetas curtinhas em couro
A jaqueta modelo Perfecto, com zíper na diagonal, se for acinturada fica legal para quem tem cintura marcada ou não, pois o modelo “cria” uma cintura para a mulher. Já para as mulheres de corpo reto, o quadril vai parecer mais largo e elas vão ficar com o corpo quadrado.
Cardigã
É uma peça muito versátil e o truque para cair bem é escolher um que tenha a manga bem sequinha e que o tricô, ao invés de armar, caia bem mole no corpo sem estufar, senão aumenta a silhueta.
O modelo de cardigã com corte reto na lateral, aberto na frente e com decote V precisa formar uma linha vertical no centro do corpo. Se a mulher deixá-lo aberto demais, pode aumentar a região do tronco, o que não fica ideal para quem já não tem cintura. Quem tem corpo triângulo invertido pode ficar com um “ombrão”.