O escritor Marcelino Freire estará hoje no Fliv
Jociene Ferreira
a.cidade@terra.com.br
O Fliv (Festival Literário de Votuporanga) terá hoje uma roda de conversa com o tema literatura marginal, com o escritor Marcelino Freire e do poeta Sérgio Vaz. A atividade será às 19h30, no Centro de Convenções.
Seria um contrassenso dizer que toda literatura é marginal? Ou ainda, na medida em que vive fora do status quo, que precisa lutar para fazer valer sua postura alternativa diante de uma sociedade cada vez mais avessa à poesia, cada vez mais apegada aos valores econômicos a despeito dos valores humanos, seria despropositado considerar a literatura como periférica nas atividades humanas? Esta é a ideia que perpassa a roda de conversa, ao colocar em debate dois escritores que atuam de maneiras diferentes, mas cujos temas sempre estão ligados à periferia do humano.
Sérgio Vaz, poeta e prosador, tem como tema o homem decaído, rejeitado, dos grandes centros urbanos. Em seus textos, tem garotos abandonados, prostitutas, bêbados, mendigos que nem por isso deixaram de amar a vida. São força vital, coragem, paixão, desejo.
Nos contos de Marcelino Freire, ouvimos vozes que nos obrigam a fazer o mesmo tipo de travessia: a ternura se dá pela violência, pelo golpe, pela crueldade do ser humano em torno a si mesmo. “Amor é dar um tiro no ente querido quando ele tenta correr”, diz ele em um de seus textos.
Por isso o título da atividade: as vozes são tema e também instrumentos de suas obras. Periferia é o lugar de enunciação, mas também o lugar de devir de seus trabalhos. O mediador da roda de conversa será Luiz Nadal, escritor e jornalista especializado em cultura. É idealizador do projeto “Isto não é um cachimbo – Perfis Literários”, que se dedica à apresentação e difusão de escritores contemporâneos.
Pavilhão do Fliv
No Pavilhão do Fliv, o dia é de contações e cantações de histórias, tendo como público principal as crianças. Histórias cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do Fliv, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 7h30 às 11h e 13h às 16h30.
No espaço do Senac, das 9h às 17h, duas convidadas especiais farão atividades de leitura: as escritoras Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral, que é sobrinha-neta da pintora modernista Tarsila do Amaral. No espaço do Senac, ainda há contações de histórias, troca de livros usados e venda de livros da editora Senac com preços especiais.
As crianças ainda podem se divertir na Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom, que estará à disposição das 19h às 22h, na Avenida dos Bancários.
Outra atração desta sexta-feira é a apresentação do Trio de Cordas do Projeto Música na Escola, às 19h, no hall de entrada do Centro de Convenções.
Fórum da Dança
Dando sequência à programação do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, Votuporanga recebe nesta sexta-feira, às 21h, dois espetáculos: “A Wake”, de Lisa Bufano (EUA), e “Eu, Vós e Eles”, da cia. de dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal-RN).
A cia. de dança do Rio Grande do Norte ainda vai ministrar um workshop de balé clássico, às 15h, no Centro de Convenções, voltado para bailarinos e estudantes de balé.
Pavilhão do Fliv
Horário: 7h30 às 22h
Local: Avenida dos Bancários