O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Ancevo (Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga) promove no sábado, 3 de agosto, o 43° Bon Odori, no CSU, Ginásio de Esportes “Jane Maria de Lacerda”, na Vila Muniz, a partir das 20h.
O evento também faz parte da comemoração do 76° aniversário da cidade.
O Bon Odori (festa da lanterna) apresenta dança folclórica e comida típica japonesa, cultuando homenagens aos antepassados e agradecimentos aos bons resultados na agricultura e nos negócios empresariais, com a participação das delegações de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Urânia, Jales, Palmeira D’Oeste, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul.
Presidido por Carlos Kazuo Fukuyama, a Ancevo vai oferecer diversos aperitivos neste evento, as comidas japonesas bentô, sushi, moti e mandiu, também pastel e espetinho.
As autoridades do município foram convidadas pela a festividade, que costuma reunir mais de duas mil pessoas.
Bon Odori
Bon Odori é um festival que ocorre anualmente durante o verão (entre julho e agosto, no Japão - verão nórdico), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. O Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas saudosamente lembrando da sabedoria dos antepassados.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.