Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O artista plástico Gustavo Rapassi organizou uma exposição com os desenhos produzidos por meio do projeto “A Arte do Desenho”, desenvolvido no Centro de Educação e Cidadania na comunidade Sonho Meu, no bairro Palmeiras II. A exposição acontece no Centro de Convenções até o dia 11 de setembro.
Projeto
O trabalho “A Arte do Desenho" foi elaborado com o objetivo de despertar o interesse pelas artes, ampliar a capacidade individual e ensinar técnicas de desenho artístico para crianças e adolescentes. As aulas começaram no dia 1º de julho, a última aconteceu dia 12 de agosto, no Centro de Educação e Cidadania na comunidade Sonho Meu no bairro Palmeiras II. O artista plástico Gustavo Rapassi desenvolveu com os alunos as técnicas de sombreado, perspectiva e de observação. As aulas foram realizadas dois dias por semana, com duas turmas, manhã e tarde, e com a carga horária de 24 horas/aula para cada turma.
Os materiais foram disponibilizados para os alunos durante as aulas. Os temas sugeridos foram escolhidos pelo orientador e definidos por uma ordem didática oferecendo aos alunos opções de escolha.
De acordo com Rapassi, a aula de desenho livre foi sugerida como forma de avaliação das habilidades de desenho, pintura e percepção das características culturais e intelectuais do aluno. A avaliação teve por finalidade direcionar a orientação das técnicas, traços, cores e temas da realidade respeitando a idade, a maturidade e visão de mundo de cada aluno. “A valorização das características individuais visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de estilo”, disse.
Serviço
Exposição “A Arte do Desenho”
Local: Centro de Convenções, avenida dos Bancários, 3299, Jardim Alvorada
Data: de 27 de agosto a 11 de setembro
O artista plástico
Gustavo Rapassi tem preocupação ecológica. Suas especialidades artísticas são o desenho a grafite e pastel, aquarela, pintura a óleo sobre tela e acrílico, gesso, cerâmica, madeira, móveis, mosaicos, afrescos, papietagens, instalações e têm na sua base de produção materiais recicláveis. O artista plástico desenvolveu a sua própria receita de papel machê. Para ele, a arte possibilita uma vida mais saudável porque permite que as pessoas desenvolvam sensibilidades e percepções.
O projeto A Arte do Desenho é “realizado com o apoio da Prefeitura do Município de Votuporanga através do Programa Municipal Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural– 2012”.
Desenhos
Sombreado é uma maneira de pintar em superfície plana. Ela representa o volume dos objetos e figuras arredondadas usando cores ou tons de preto. A técnica pode ser aperfeiçoada com o desenho de observação.
Perspectiva é a representação que permite dar ilusão de profundidade, através de traços, ou uma projeção tridimensional sobre uma superfície plana, bidimensional.
Desenho de observação tem a função de aperfeiçoar o olhar aos detalhes de um objeto ou de outras situações que possam ser representadas através do desenho. A observação permite aperfeiçoar alguns estudos de técnicas e conceitos, como proporção e distribuição do desenho na superfície e sombreado.