A moda sempre busca referências e inspiração nos movimentos culturais, comportamentais e históricos para reproduzir novas tendências e estilos. Algumas inspirações são passageiras e outras nem tanto, como é o caso dos estilos ‘gypsy’, ‘boho’ , ‘folk’ entre tantos outros estilos que apareceram designados de muitas etnias diferentes. A moda étnica com suas estéticas e estilos culturais tem intervenções dos anos 70, e começou a ser vista à algumas temporadas nas famosas estampas de Missoni com seus Zigs Zags.
Para quem gosta de muito colorido, aprovará com certeza o estilo étnico, pois ele aparecerá em estampas ultra- coloridas acompanhadas de tons terrosos e muitos bordados. Rendas, franjas e o estilo despojado também farão parte desta tendência que promete ser sucesso . Os acessórios serão maxi, repletos de cordões, franjas, miçangas e também com variações de cores e materiais.
Vale lembrar que estilos, dos quais citei acima, tiveram sua gênese nos movimentos culturais, e apesar da estética parecida, cada um preserva sua origem e particularidade na peça; pensando nesta particularidade segue abaixo as principais diferenças desses estilos exuberantes e super estilosos. Confiram:
Gypsy: (cigano em português)
Por conta da natureza nômade, existe uma dificuldade geográfica em classificar a origem do povo cigano. Cada clã provém de uma região e por isso preservam tradições distintas mas é inegável que as cores vivas estarão presentes por todos os lados.
Peças chaves: lenços coloridos, tecidos com aplicações de pedrarias, bordados e muitos acessórios de diferentes materiais.
Ícone de estilo: A atriz Vanessa Hudgens
Ícone da música: gypsy kings
Folk: A palavra deriva do inglês e significa povos . Na folk music, as inspirações vem da tradição rural e também da música folclórica. Elementos que são traduzidos na moda são com materiais rústicos e artesanais.
Peças chaves: Os tons terrosos se misturam com flores campestres, estampas delicadas, franjas, coletes, tricôs e muita camurça.
Ícone de estilo: A stylist Rachel Zoe e a modelo Kate Moss.
Na música: Bob Dylan, Neil Young e Devendra Banhart.
Boho ou Boho chic: Boho vem de Bohemian of Soho, movimento francês da década de 20 no qual um grupo de intelectuais acreditava na simbiose da moda e da arte. Já na década de 60 e 70 o movimento tomou força no bairro do Soho em Londres. O estilo mistura o hippie chic (visual sessentista) com o boêmio e elementos étnicos.
Peça chave: Couro, túnicas, padronagens fluidas, seda, e muitos acessórios como o chapéu boho.
Ícones de estilo: Sienna Miller, as gêmeas Olsen e Demi Lovato.
Ícones da música: Janis Joplin e Beatles nos anos 70.
É nesta temporada que a moda étnica vai invadir as ruas, fazendo com que a cultura de cada povo se espalhe por todos nós.
http://gnt.globo.com/moda/noticias/Gypsy--Folk-e-Boho--entenda-as-diferencas-dos-estilos.shtml
http://www.oestilo.com.br/component/k2/item/14355-tendencias-etnicas-boho-gipsy-ou-folk