Representantes do município e região acompanharam o primeiro dia da Olimpíada do Conhecimento do Senai-SP
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Uma comitiva com conselheiros da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de Votuporanga, Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto acompanhou a solenidade de abertura e o primeiro dia da Olimpíada do Conhecimento do Senai-SP (São Paulo Skills), na quarta-feira (25), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento acontece de 25 a 29 de setembro, com a participação de estudantes de todo o Estado de São Paulo.
Além do São Paulo Skills 2013, acontecem no mesmo espaço outros eventos simultâneos: o Inova Senai 2013, feira que mostra as novidades no campo tecnológico; o lançamento do torneio de robótica; a etapa regional de São Paulo da Olimpíada Brasileira de Robótica, competição que classificará dois representantes do Sesi-SP para a final nacional do evento; o Desafio de Ideias, concurso que desafia os estudantes a criar soluções inovadoras para o mercado da indústria; e o Festival do Empreendedorismo, evento dedicado à educação empreendedora, com programas de capacitação, palestras e debates. Todos os eventos são abertos ao público.
“Desde que assumiu a presidência da Fiesp, Paulo Skaf adotou o lema “crescem as pessoas, cresce o Brasil”, cujo significado é que o desenvolvimento econômico está ligado ao desenvolvimento das pessoas e a Olimpíada do Conhecimento Senai-SP 2013 nada mais é do que a demonstração de que a indústria paulista tem um compromisso permanente na área da educação, tanto em infraestrutura quanto em capacitação de profissionais que dedicam seu tempo e seu conhecimento para preparar nossos jovens para um futuro melhor, mais digno e mais justo”, avaliou Ricardo Zaccarelli, diretor regional da Fiesp.
Foto: Leidiane Sabino
201: Conselheiros da Fiesp da região estiveram em São Paulo
São Paulo Skills
Na olimpíada, os estudantes terão de comprovar habilidades práticas e conhecimento teórico em situações que simulam o cotidiano profissional.
O evento tem por objetivo promover e incentivar o ensino profissionalizante no país e proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional. A entrada é gratuita.
O São Paulo Skills inclui provas teóricas e práticas. Os alunos testam as soluções propostas e buscam descobrir a maneira mais eficaz de realizar cada processo industrial. Neste ano, o evento tem a participação de 727 alunos de 83 unidades do Senai-SP, competindo em 55 modalidades de 17 áreas tecnológicas. Os participantes com deficiência participam da disputa em duas modalidades: TI – Solução de Software; e Costura.
Participação de Votuporanga
Seis alunos do Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário de Votuporanga representam o município no São Paulo Skills.
A delegação local compete em seis áreas tecnológicas e os melhores colocados terão a chance de representar o estado na etapa nacional, que será realizada em setembro do próximo ano, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A premiação contemplará os três melhores colocados de cada uma das modalidades avaliadas e será realizada no dia 29 de setembro, às 14h30, no Grande Auditório do Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento é gratuito e aberto à visitação pública.
Durante os dias de competição, os estudantes recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados. Por fim, após se familiarizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em um prazo máximo de 22 horas. Os vencedores de cada ocupação profissional serão definidos por uma comissão técnica e os três melhores trabalhos de cada modalidade receberão medalhas no dia 29 de setembro, domingo, a partir das 14h30, no Grande Auditório, anexo ao Pavilhão de Exposições do Anhembi.