Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
As paróquias e capelas de Votuporanga se unem hoje, a partir das 9h, para uma oração especial aos animais, plantas e sementes, em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, celebrado ontem, 4 de outubro, que é o protetor dos animais e da natureza.
A concentração será na frente na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida. Caso esteja chovendo, a bênção será na barraca da quermesse ao lado da igreja.
Quem quiser participar, basta levar seu animal de estimação, planta ou semente para a bênção.
Celebração a São Francisco
A Capela São Francisco de Assis/ Santa Clara, ligada à paróquia Santa Luzia, localiza-se na rua Riolândia, nas proximidades do Clube dos 40. Ela realizou tríduo em celebração ao santo e também missa na noite de ontem. Os membros da comunidade também participarão da bênção realizada na manhã de hoje.
São Francisco de Assis
Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.